MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Em manifestação pós-demissão, Serrano diz que enfrentou na Caixa desafio de ser mulher no poder

No primeiro pronunciamento público desde que foi demitida da presidência da Caixa, Rita Serrano disse que enfrentou o desafio de ser mulher em espaços de poder nos dez meses em que ocupou o cargo. Afirmou ainda que mostrou ser possível que um funcionário

Matheus Piovesana (via Agência Estado)

·
Escrito por Matheus Piovesana (via Agência Estado)
Publicado em 26.10.2023, 19:33:00 Editado em 26.10.2023, 19:37:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No primeiro pronunciamento público desde que foi demitida da presidência da Caixa, Rita Serrano disse que enfrentou o desafio de ser mulher em espaços de poder nos dez meses em que ocupou o cargo. Afirmou ainda que mostrou ser possível que um funcionário de carreira comande a Caixa. Ela trabalha no banco desde 1989, e afirmou ainda que voltará a ser bancária. "Ser mulher em espaços de poder é algo sempre desafiador. Não foi fácil ver meu nome exposto durante meses a fio na imprensa", escreveu ela. "Espero deixar como legado a mensagem de que é preciso enfrentar a misoginia, de que é possível uma empregada de carreira ser presidente de um grande banco e entregar resultados, de que é possível ter um banco público eficiente e íntegro, de que é necessário e urgente pensar em outra forma de fazer política e ter relações humanizadas no trabalho." Serrano foi demitida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quarta-feira. O estopim para sua demissão foi o patrocínio da Caixa a uma exposição em que uma foto do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), aparecia em uma lata de lixo. Apesar disso, ela vinha sofrendo desgaste junto ao governo e ao mundo político desde o primeiro semestre, e seu cargo já vinha sendo negociado entre Lula e Lira desde julho. Na Caixa, Serrano será substituída por Carlos Antonio Vieira Fernandes, funcionário aposentado do banco, e que foi indicado por Lira. Internamente, como mostrou ontem o

continua após publicidade
Broadcast

, a expectativa é de que ele mostre maior habilidade política, embora a demissão de Serrano tenha sido recebida com tristeza. No texto de hoje, a ex-presidente da Caixa afirmou que sua gestão ajudou a resgatar a autoestima dos funcionários em trabalharem no banco. "Demos um salto de qualidade em diversos âmbitos da presença da CAIXA na vida de todos e esse resultado positivo, que nos colocou em um dos melhores momentos da história do banco, é fruto de um esforço de trabalho coletivo", disse ela, citando os 87 mil empregados do banco. Nos dez meses em que comandou a instituição, Rita Serrano recriou a vice-presidência de pessoas, contratou funcionários e abriu agências. Ela iniciou ainda a troca dos equipamentos de tecnologia das agências, em um investimento de R$ 4,8 bilhões. Serrano agradeceu ainda a Lula pela "confiança depositada" nela. "Presidente, para mim, foi uma honra ter participado do seu governo. Nos próximos dias, faremos a transição com o futuro presidente do banco, ao qual desde já registro meus desejos de boa sorte", conclui.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Em manifestação pós-demissão, Serrano diz que enfrentou na Caixa desafio de ser mulher no poder"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!