MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Em breve, condições do forward guidance podem não ser mais satisfeitas, repete BC

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, repetiu nesta quarta-feira, 16, uma série de mensagens de política monetária que constaram nas comunicações mais recentes da autarquia. Entre elas, a de que o forward guidance (prescrição futura, no jarg

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.12.2020, 17:17:00 Editado em 16.12.2020, 20:32:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, repetiu nesta quarta-feira, 16, uma série de mensagens de política monetária que constaram nas comunicações mais recentes da autarquia. Entre elas, a de que o forward guidance (prescrição futura, no jargão em inglês) poderá ser retirado nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom).

continua após publicidade

O instrumento adicional de política monetária foi adotado pelo colegiado em agosto com o compromisso de não reduzir o grau de estímulo monetário desde que três condições sejam satisfeitas: projeções de inflação abaixo da meta no horizonte relevante, manutenção do regime fiscal e expectativas de longo prazo ancoradas.

Em apresentação desta quarta em reunião fechada do Conselho Deliberativo da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), Campos Neto voltou a destacar que "desde a adoção do forward guidance, observou-se uma reversão da tendência de queda das expectativas de inflação em relação às metas para o horizonte relevante". Segundo ele, "a manutenção desse cenário de convergência da inflação sugere que, em breve, as condições para a manutenção do forward guidance podem não mais ser satisfeitas".

continua após publicidade

Ainda assim, ele esclareceu que a eventual retirada do forward guidance não significará automaticamente uma elevação da taxa de juros, já que a conjuntura econômica continua a prescrever estímulo "extraordinariamente elevado frente às incertezas quanto à evolução da atividade".

"No cenário de retirada do forward guidance, a condução da política monetária seguirá o receituário do regime de metas para a inflação, baseado na análise da inflação prospectiva e de seu balanço de riscos", lembrou Campos Neto.

A apresentação do presidente do BC está disponível no seguinte endereço na internet: https://www.bcb.gov.br/conteudo/home-ptbr/TextosApresentacoes/Ap_IBA_RCN_16.12.PDF.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Em breve, condições do forward guidance podem não ser mais satisfeitas, repete BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!