MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Em almoço no Alvorada que deve discutir IOF, Lula receberá Motta, Alcolumbre, Haddad e líderes

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, receberá os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para um almoço no Palácio da Alvorada nesta terça-feira, 3, às 13 horas. Também estarão

Gabriel Hirabahasi (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Hirabahasi (via Agência Estado)
Publicado em 03.06.2025, 12:53:00 Editado em 03.06.2025, 12:59:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, receberá os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para um almoço no Palácio da Alvorada nesta terça-feira, 3, às 13 horas. Também estarão presentes o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e os líderes do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e na Câmara, José Guimarães (PT-CE). A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também deve participar.

continua após publicidade

O objetivo é chegar a um acordo com a cúpula do Congresso sobre a alternativa para a alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Haddad já se reuniu com Alcolumbre e Motta na noite da segunda-feira, 2, e disse ter encaminhado um entendimento com os dois. Esse acerto ainda dependeria de o presidente Lula bater o martelo e dar aval à solução.

continua após publicidade

Em entrevista coletiva na manhã desta terça, Lula evitou opinar sobre as alternativas. Disse que está "discutindo novas possibilidades" e que preferia ouvir Motta e Alcolumbre antes de manifestar sua opinião.

O presidente, no entanto, não concordou que a forma como o Ministério da Fazenda anunciou o aumento do IOF tenha sido um "erro" e colocou a responsabilidade no Congresso. "O Ministério da Fazenda está tentando fazer um reparo que foi um acontecimento do não cumprimento de uma decisão da Suprema Corte pelos companheiros senadores, que quando aprovaram a desoneração, sabiam que tinha uma decisão da Suprema Corte que era obrigado a ver a compensação e ficarão de apresentar a compensação", disse.

Lula defendeu Haddad, que, segundo ele, "no afã de dar uma resposta logo à sociedade, apresentou uma proposta que ele elaborou na Fazenda".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Em almoço no Alvorada que deve discutir IOF, Lula receberá Motta, Alcolumbre, Haddad e líderes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!