MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Em almoço com ministros, Lula indica que quer pacificação com mercado e que entende juro alto

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, indicou, em almoço com ministros nesta sexta-feira, 20, que quer uma espécie de pacificação entre seu governo e o mercado financeiro. Em uma inflexão de discurso, ele disse entender o motivo de as taxa

Caio Spechoto (via Agência Estado)

·
Escrito por Caio Spechoto (via Agência Estado)
Publicado em 20.12.2024, 18:09:00 Editado em 20.12.2024, 18:16:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, indicou, em almoço com ministros nesta sexta-feira, 20, que quer uma espécie de pacificação entre seu governo e o mercado financeiro. Em uma inflexão de discurso, ele disse entender o motivo de as taxas de juros estarem altas - apesar de se incomodar com elas. Também mencionou que o governo não pode gastar mais do que arrecada.

continua após publicidade

Lula deu as indicações em pronunciamento que fez no evento, fechado à imprensa, no Palácio da Alvorada.

As informações apuradas pelo Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) contemplam o sentido das declarações, não as palavras exatas usadas pelo presidente.

continua após publicidade

O mercado financeiro tem demonstrado desconfiança com a capacidade do governo de cortar despesas. Nas últimas semanas houve uma escalada do dólar em relação ao real e esse receio da Faria Lima foi um dos motivos.

O almoço desta sexta-feira teve a participação do futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. Lula gravou um vídeo com Galípolo em que dizia confiar no próximo presidente da autoridade monetária e que não tentará fazer intervenções no órgão.

Galípolo e Lula têm ótima relação. Isso é um contraste com o atual presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto.

continua após publicidade

O grupo político do petista identifica Campos Neto como bolsonarista. Tanto Lula quanto seus auxiliares criticaram o chefe do BC diversas vezes por causa das taxas de juros.

A indicação de Lula sobre entender o motivo de os juros estarem altos podem sugerir uma relação menos conflituosa com a próxima diretoria da autoridade monetária.

O Banco Central já indicou que haverá novos aumentos dos juros nos próximos meses.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Em almoço com ministros, Lula indica que quer pacificação com mercado e que entende juro alto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!