MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Economistas veem IPCA mais alto em fevereiro

Sem o impacto do bônus de Itaipu, o IPCA de janeiro teria ficado em 0,71%, o que indicaria uma aceleração da inflação em relação a dezembro. "Mas o pior é que essa deflação será 'compensada' em fevereiro, levando o IPCA do mês, já impactado pelas mensalid

Daniela Amorim (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 12.02.2025, 07:28:00 Editado em 12.02.2025, 07:37:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Sem o impacto do bônus de Itaipu, o IPCA de janeiro teria ficado em 0,71%, o que indicaria uma aceleração da inflação em relação a dezembro. "Mas o pior é que essa deflação será 'compensada' em fevereiro, levando o IPCA do mês, já impactado pelas mensalidades escolares, a subir para algo próximo de 1,3%", afirmou Luis Otávio Leal, economista-chefe da gestora de recursos G5 Partners, em relatório.

continua após publicidade

Para Alberto Ramos, chefe de economia para a América Latina do banco Goldman Sachs, o cenário é de "pressões inflacionárias crescentes" e "expectativas de inflação ainda desancoradas a curto e médio prazos". Segundo ele, isso, combinado ao nível de demanda acima da capacidade de produção do País e ao mercado de trabalho aquecido, vai requerer uma calibragem "altista da política monetária".

Já Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura, diz que há uma "significativa piora" na qualidade da inflação. "A baixa ociosidade da economia continua pressionando os itens mais relacionados ao ciclo de política monetária", afirma.

continua após publicidade

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Economistas veem IPCA mais alto em fevereiro"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!