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    Economistas assinam carta pedindo efetividade no combate à covid-19 no Brasil

    Escrito por Da Redação
    Publicado em 21.03.2021, 14:17:00 Editado em 21.03.2021, 14:22:07
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    Um grupo de quase 200, entre os mais renomados economistas do País, assinam uma carta aberta em que pedem medidas efetivas de combate à pandemia. Entre eles, os ex-ministros da Fazenda Pedro Malan, Marcílio Marques Moreira, Maílson da Nóbrega e Ruben Ricupero, os ex-presidentes do Banco Central Armínio Fraga, Gustavo Loyola, Pérsio Arida, Ilan Goldfajn e Affonso Celso Pastore e ligados ao mercado financeiro, como o presidente do Credit Suisse, José Olympio Pereira, e o conselheiro do Itaú Unibanco, Pedro Moreira Salles.

    O manifesto será enviado na próxima semana aos líderes dos três poderes: o presidente da República, Jair Bolsonaro, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e o da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

    Ao chamar a situação social de "desoladora", os especialistas detalham perspectivas de agravamento das condições econômicas do País. Dizem que a piora da perspectiva não se dá por ausência de recursos, mas pela falta de prioridade à vacinação. Pedem e detalham alternativas a quatro pontos: aceleração do ritmo de vacinação; incentivo ao uso e distribuição de máscaras; implementação de medidas de distanciamento social locais, com coordenação nacional; e criação de mecanismo de coordenação do combate à pandemia em âmbito nacional.

    Entre outros alertas, ele dizem que, com 40% da força de trabalho do País ganhando a vida de maneira informal e sem qualquer proteção contra o desemprego, é preciso ação imediata. Pedem também a retomada urgente de medidas de apoio a pequena e médias empresas. Propõe ainda o andamento em paralelo "de uma reforma no sistema de proteção social, visando aprimorar a atual rede de assistência social e prover seguro aos informais."

    Leia a carta na íntegra:

    O País Exige Respeito; a Vida Necessita da Ciência e do Bom Governo

    Carta Aberta à Sociedade Referente a Medidas de Combate à Pandemia

    O Brasil é hoje o epicentro mundial da Covid-191, com a maior média móvel de novos casos.

    Enquanto caminhamos para atingir a marca tétrica de 3 mil mortes por dia e um total de mortes acumuladas de 300 mil ainda esse mês, o quadro fica ainda mais alarmante com o esgotamento dos recursos de saúde na grande maioria de estados, com insuficiente número de leitos de UTI, respiradores e profissionais de saúde. Essa situação tem levado a mortes de pacientes na espera pelo atendimento, contribuindo para uma maior letalidade da doença.

    A situação econômica e social é desoladora. O PIB encolheu 4,1% em 2020 e provavelmente observaremos uma contração no nível de atividade no primeiro trimestre deste ano?. A taxa de desemprego, por volta de 14%, é a mais elevada da série histórica, e subestima o aumento do desemprego, pois a pandemia fez com que muitos trabalhadores deixassem de procurar emprego, levando a uma queda da força de trabalho entre fevereiro e dezembro de 5,5 milhões de pessoas.

    A contração da economia afetou desproporcionalmente trabalhadores mais pobres e vulneráveis, com uma queda de 10,5% no número de trabalhadores informais empregados, aproximadamente duas vezes a queda proporcional no número de trabalhadores formais empregados?.

    Esta recessão, assim como suas consequências sociais nefastas, foi causada pela pandemia e não será superada enquanto a pandemia não for controlada por uma atuação competente do governo federal. Este subutiliza ou utiliza mal os recursos de que dispõe, inclusive por ignorar ou negligenciar a evidência científica no desenho das ações para lidar com a pandemia. Sabemos que a saída definitiva da crise requer a vacinação em massa da população. Infelizmente, estamos atrasados. Em torno de 5% da população recebeu ao menos uma dose de vacina, o que nos coloca na 45ª posição no ranking mundial de doses aplicadas por habitante.

    O ritmo de vacinação no país é insuficiente para vacinar os grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI) no 1º semestre de 2021, o que amplia o horizonte de vacinação para toda a população para meados de 2022.

    As consequências são inomináveis. No momento, o Brasil passa por escassez de doses de vacina, com recorrentes atrasos no calendário de entregas e revisões para baixo na previsão de disponibilidade de doses a cada mês. Na semana iniciada em 8 de março foram aplicadas, em média, apenas 177 mil doses por dia.

    No ritmo atual, levaríamos mais de 3 anos para vacinar toda a população. O surgimento de novas cepas no país (em especial a P.1) comprovadamente mais transmissíveis e potencialmente mais agressivas, torna a vacinação ainda mais urgente. A disseminação em larga escala do vírus, além de magnificar o número de doentes e mortos, aumenta a probabilidade de surgirem novas variantes com potencial de diminuir a eficácia das vacinas atuais.

    Vacinas são relativamente baratas face ao custo que a pandemia impõe à sociedade. Os recursos federais para compra de vacinas somam R$ 22 bilhões, uma pequena fração dos R$ 327 bilhões desembolsados nos programas de auxílio emergencial e manutenção do emprego no ano de 2020.

    Vacinas têm um benefício privado e social elevado, e um custo total comparativamente baixo. Poderíamos estar em melhor situação, o Brasil tem infraestrutura para isso. Em 1992, conseguimos vacinar 48 milhões de crianças contra o sarampo em apenas um mês.

    Na campanha contra a Covid-19, se estivéssemos vacinando tão rápido quanto a Turquia, teríamos alcançado uma proporção da população duas vezes maior, e se tanto quanto o Chile, dez vezes maior. A falta de vacinas é o principal gargalo. Impressiona a negligência com as aquisições, dado que, desde o início da pandemia, foram desembolsados R$ 528,3 bilhões em medidas de combate à pandemia, incluindo os custos adicionais de saúde e gastos para mitigação da deteriorada situação econômica. A redução do nível da atividade nos custou uma perda de arrecadação tributária apenas no âmbito federal de 6,9%, aproximadamente R$ 58 bilhões, e o atraso na vacinação irá custar em termos de produto ou renda não gerada nada menos do que estimados R$ 131,4 bilhões em 2021, supondo uma recuperação retardatária em 2 trimestres.

    Nesta perspectiva, a relação benefício custo da vacina é da ordem de seis vezes para cada real gasto na sua aquisição e aplicação. A insuficiente oferta de vacinas no país não se deve ao seu elevado custo, nem à falta de recursos orçamentários, mas à falta de prioridade atribuída à vacinação.

    O quadro atual ainda poderá deteriorar-se muito se não houver esforços efetivos de coordenação nacional no apoio a governadores e prefeitos para limitação de mobilidade. Enquanto se busca encurtar os tempos e aumentar o número de doses de vacina disponíveis, é urgente o reforço de medidas de distanciamento social.

    Da mesma forma é essencial a introdução de incentivos e políticas públicas para uso de máscaras mais eficientes, em linha com os esforços observados na União Europeia e nos Estados Unidos.

    A controvérsia em torno dos impactos econômicos do distanciamento social reflete o falso dilema entre salvar vidas e garantir o sustento da população vulnerável. Na realidade, dados preliminares de óbitos e desempenho econômico sugerem que os países com pior desempenho econômico tiveram mais óbitos de Covid-19. A experiência mostrou que mesmo países que optaram inicialmente por evitar o lockdown terminaram por adotá-lo, em formas variadas, diante do agravamento da pandemia - é o caso do Reino Unido, por exemplo. Estudos mostraram que diante da aceleração de novos casos, a população responde ficando mais avessa ao risco sanitário, aumentando o isolamento voluntário e levando à queda no consumo das famílias mesmo antes ou sem que medidas restritivas formais sejam adotadas.15 A recuperação econômica, por sua vez, é lenta e depende da retomada de confiança e maior previsibilidade da situação de saúde no país.

    Logo, não é razoável esperar a recuperação da atividade econômica em uma epidemia descontrolada.

    O efeito devastador da pandemia sobre a economia tornou evidente a precariedade do nosso sistema de proteção social. Em particular, os trabalhadores informais, que constituem mais de 40% da força de trabalho, não têm proteção contra o desemprego. No ano passado, o auxílio emergencial foi fundamental para assistir esses trabalhadores mais vulneráveis que perderam seus empregos, e levou a uma redução da pobreza, evidenciando a necessidade de melhoria do nosso sistema de proteção social. Enquanto a pandemia perdurar, medidas que apoiem os mais vulneráveis, como o auxílio emergencial, se fazem necessárias. Em paralelo, não devemos adiar mais o encaminhamento de uma reforma no sistema de proteção social, visando aprimorar a atual rede de assistência social e prover seguro aos informais. Uma proposta nesses moldes é o programa de Responsabilidade Social, patrocinado pelo Centro de Debate de Políticas Públicas, encaminhado para o Congresso no final do ano passado.

    Outras medidas de apoio às pequenas e médias empresas também se fazem necessárias. A experiência internacional com programas de aval público para financiamento privado voltado para pequenos empreendedores durante um choque negativo foi bem-sucedida na manutenção de emprego, gerando um benefício líquido positivo à sociedade.

    O aumento em 34,7% do endividamento dos pequenos negócios durante a pandemia amplifica essa necessidade. A retomada de linhas avalizadas pelo Fundo Garantidor para Investimentos e Fundo de Garantia de Operações é uma medida importante de transição entre a segunda onda e o pós-crise.

    Estamos no limiar de uma fase explosiva da pandemia e é fundamental que a partir de agora as políticas públicas sejam alicerçadas em dados, informações confiáveis e evidência científica. Não há mais tempo para perder em debates estéreis e notícias falsas. Precisamos nos guiar pelas experiências bem-sucedidas, por ações de baixo custo e alto impacto, por iniciativas que possam reverter de fato a situação sem precedentes que o país vive.

    Medidas indispensáveis de combate à pandemia: a vacinação em massa é condição sine qua non para a recuperação econômica e redução dos óbitos.

    1. Acelerar o ritmo da vacinação.

    O maior gargalo para aumentar o ritmo da vacinação é a escassez de vacinas disponíveis. Deve-se, portanto, aumentar a oferta de vacinas de forma urgente. A estratégia de depender da capacidade de produção local limitou a disponibilidade de doses ante a alternativa de pré-contratar doses prontas, como fizeram o Chile e outros países. Perdeu-se um tempo precioso e a assinatura de novos contratos agora não garante oferta de vacinas em prazo curto. É imperativo negociar com todos os laboratórios que dispõem de vacinas já aprovadas por agências de vigilância internacionais relevantes e buscar antecipação de entrega do maior número possível de doses. Tendo em vista a escassez de oferta no mercado internacional, é fundamental usar a política externa - desidratada de ideologia ou alinhamentos automáticos - para apoiar a obtenção de vacinas, seja nos grandes países produtores seja nos países que têm ou terão excedentes em breve.

    A vacinação é uma corrida contra o surgimento de novas variantes que podem escapar da imunidade de infecções passadas e de vacinas antigas. As novas variantes surgidas no Brasil tornam o controle da pandemia mais desafiador, dada a maior transmissibilidade.

    Com o descontrole da pandemia é questão de tempo até emergirem novas variantes. O Brasil precisa ampliar suas capacidades de sequenciamento genômico em tempo real, de compartilhar dados com a comunidade internacional e de testar a eficácia das vacinas contra outras variantes com máxima agilidade. Falhas e atrasos nesse processo podem colocar em risco toda a população brasileira, e também de outros países.

    2. Incentivar o uso de máscaras tanto com distribuição gratuita quanto com orientação educativa.

    Economistas estimaram que se os Estados Unidos tivessem adotado regras de uso de máscaras no início da pandemia poderiam ter reduzido de forma expressiva o número de óbitos. Mesmo se um usuário de máscara for infectado pelo vírus, a máscara pode reduzir a gravidade dos sintomas, pois reduz a carga viral inicial que o usuário é exposto. Países da União Europeia e os Estados Unidos passaram a recomendar o uso de máscaras mais eficientes - máscaras cirúrgicas e padrão PFF2/N95 - como resposta às novas variantes. O Brasil poderia fazer o mesmo, distribuindo máscaras melhores à população de baixa renda, explicando a importância do seu uso na prevenção da transmissão da Covid.

    Máscaras com filtragem adequada têm preços a partir de R$ 3 a unidade. A distribuição gratuita direcionada para pessoas sem condições de comprá-las, acompanhada de instrução correta de reuso, teria um baixo custo frente aos benefícios de contenção da Covid-1923. Considerando o público do auxílio emergencial, de 68 milhões de pessoas, por exemplo, e cinco reusos da máscara, tal como recomenda o Center for Disease Control do EUA, chegaríamos a um custo mensal de R$ 1 bilhão. Isto é, 2% do gasto estimado mensal com o auxílio emergencial. Embora leis de uso de máscara ajudem, informar corretamente a população e as lideranças darem o exemplo também é importante, e tem impacto na trajetória da epidemia. Inversamente, estudos mostram que mensagens contrárias às medidas de prevenção afetam a sua adoção pela população, levando ao aumento do contágio.

    3. Implementar medidas de distanciamento social no âmbito local com coordenação nacional.

    O termo "distanciamento social" abriga uma série de medidas distintas, que incluem a proibição de aglomeração em locais públicos, o estímulo ao trabalho a distância, o fechamento de estabelecimentos comerciais, esportivos, entre outros, e - no limite - escolas e creches. Cada uma dessas medidas tem impactos sociais e setoriais distintos. A melhor combinação é aquela que maximize os benefícios em termos de redução da transmissão do vírus e minimize seus efeitos econômicos, e depende das características da geografia e da economia de cada região ou cidade. Isso sugere que as decisões quanto a essas medidas devem ser de responsabilidade das autoridades locais.

    Com o agravamento da pandemia e esgotamento dos recursos de saúde, muitos estados não tiveram alternativa senão adotar medidas mais drásticas, como fechamento de todas as atividades não-essenciais e o toque de recolher à noite. Os gestores estaduais e municipais têm enfrentado campanhas contrárias por parte do governo federal e dos seus apoiadores. Para maximizar a efetividade das medidas tomadas, é indispensável que elas sejam apoiadas, em especial pelos órgãos federais. Em particular, é imprescindível uma coordenação em âmbito nacional que permita a adoção de medidas de caráter nacional, regional ou estadual, caso se avalie que é necessário cercear a mobilidade entre as cidades e/ou estados ou mesmo a entrada de estrangeiros no país. A necessidade de adotar um lockdown nacional ou regional deveria ser avaliado. É urgente que os diferentes níveis de governo estejam preparados para implementar um lockdown emergencial, definindo critérios para a sua adoção em termos de escopo, abrangência das atividades cobertas, cronograma de implementação e duração.

    Ademais, é necessário levar em consideração que o acréscimo de adesão ao distanciamento social entre os mais vulneráveis depende crucialmente do auxílio emergencial. Há sólida evidência de que programas de amparo socioeconômico durante a pandemia aumentaram o respeito às regras de isolamento social dos beneficiários. É, portanto, não só mais justo como mais eficiente focalizar a assistência nas populações de baixa renda, que são mais expostas nas suas atividades de trabalho e mais vulneráveis financeiramente.

    Dentre a combinação de medidas possíveis, a questão do funcionamento das escolas merece atenção especial. Há estudos mostrando que não há correlação entre aumento de casos de infecção e reabertura de escolas no mundo. Há também informações sobre o nível relativamente reduzido de contágio nas escolas de São Paulo após sua abertura.

    As funções da escola, principalmente nos anos do ensino fundamental, vão além da transmissão do conhecimento, incluindo cuidados e acesso à alimentação de crianças, liberando os pais - principalmente as mães - para o trabalho. O fechamento de escolas no Brasil atingiu de forma mais dura as crianças mais pobres e suas mães. A evidência mostra que alunos de baixa renda, com menor acesso às ferramentas digitais, enfrentam maiores dificuldade de completar as atividades educativas, ampliando a desigualdade da formação de capital humano entre os estudantes. Portanto, as escolas devem ser as últimas a fechar e as primeiras a reabrir em um esquema de distanciamento social. Há aqui um papel fundamental para o Ministério da Educação em cooperação com o Ministério da Saúde na definição e comunicação de procedimentos que contribuam para a minimização dos riscos de contágio nas escolas, além do uso de ferramentas comportamentais para retenção da evasão escolar, como o uso de mensagens de celular como estímulo para motivar os estudantes, conforme adotado em São Paulo e Goiás.

    4. Criar mecanismo de coordenação do combate à pandemia em âmbito nacional -

    Preferencialmente pelo Ministério da Saúde e, na sua ausência, por consórcio de governadores - orientada por uma comissão de cientistas e especialistas, se tornou urgente. Diretrizes nacionais são ainda mais necessárias com a escassez de vacinas e logo a necessidade de definição de grupos prioritários; com as tentativas e erros no distanciamento social; a limitada compreensão por muitos dos pilares da prevenção,

    particularmente da importância do uso de máscara, e outras medidas no âmbito do relacionamento social. Na ausência de coordenação federal, é essencial a concertação entre os entes subnacionais, consórcio para a compra de vacinas e para a adoção de medidas de supressão.

    O papel de liderança: Apesar do negacionismo de alguns poucos, praticamente todos os líderes da comunidade internacional tomaram a frente no combate ao Covid-19 desde março de 2020, quando a OMS declarou o caráter pandêmico da crise sanitária. Informando, notando a gravidade de uma crise sem precedentes em 100 anos, guiando a ação dos indivíduos e influenciado o comportamento social.

    Líderes políticos, com acesso à mídia e às redes, recursos de Estado, e comandando atenção, fazem a diferença: para o bem e para o mal. O desdenho à ciência, o apelo a tratamentos sem evidência de eficácia, o estímulo à aglomeração, e o flerte com o movimento antivacina, caracterizou a liderança política maior no país. Essa postura reforça normas antissociais, dificulta a adesão da população a comportamentos responsáveis, amplia o número de infectados e de óbitos, aumenta custos que o país incorre.

    O país pode se sair melhor se perseguimos uma agenda responsável. O país tem pressa; o país quer seriedade com a coisa pública; o país está cansado de ideias fora do lugar, palavras inconsequentes, ações erradas ou tardias. O Brasil exige respeito.

    Assinam a carta:

    1 - Affonso Celso Pastore

    2 - Alexandre Lowenkron

    3 - Alexandre Rands

    4 - Alexandre Schwartsman

    5 - Álvaro de Souza

    6 - Amanda de Albuquerque

    7 - Ana Carla Abrão

    8 - André de Castro Silva

    9 - André Luis Squarize Chagas

    10 - André Magalhães

    11 - André Portela

    12 - Andrea Lucchesi

    13 - Angélica Maria de Queiroz

    14 - Aod Cunha

    15 - Armínio Fraga

    16 - Beny Parnes

    17 - Bernard Appy

    18 - Bráulio Borges

    19 - Braz Camargo

    20 - Carlos Alberto Manso

    21 - Carlos Ari

    22 - Carlos Brunet Martins Filho

    23 - Carlos Góes

    24 - Carolina Grottera

    25 - Cassiana Fernandez

    26 - Christiano Penna

    27 - Claudia Sussekind Bird

    28 - Claudio Considera

    29 - Cláudio Frischtak

    30 - Claudio Ribeiro de Lucinda

    31 - Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt

    32 - Daniel Cerqueira

    33 - Daniel Gleizer

    34 - Danielle Carusi Machado

    35 - Danilo Camargo Igliori

    36 - Demósthenes Madureira de Pinho Neto

    37 - Dimitri Szerman

    38 - Edmar Bacha

    39 - Eduardo Amaral Haddad

    40 - Eduardo Augusto Guimarães

    41 - Eduardo Mazzilli de Vassimon

    42 - Eduardo Pontual

    43 - Eduardo Souza-Rodrigues

    44 - Eduardo Zilberman

    45 - Eduardo Zylberstajn

    46 - Eleazar de Carvalho

    47 - Elena Landau

    48 - Fabiana Rocha

    49 - Fábio Barbosa

    50 - Fabio Giambiagi

    51 - Felipe Salto

    52 - Fernando Genta

    53 - Fernando Postali

    54 - Fernando Veloso

    55 - Flávio Ataliba

    56 - Francisco Ramos

    57 - Francisco Soares de Lima

    58 - Gabriella Seiler

    59 - Genaro Lins

    60 - Giovanna Ribeiro

    61 - Guilherme Irffi

    62 - Guilherme Tinoco

    63 - Guilherme Valle Moura

    64 - Gustavo Gonzaga

    65 - Gustavo Loyola

    66 - Helcio Tokeshi

    67 - Helena Arruda Freire

    68 - Henrique Félix

    69 - Horácio Lafer Piva

    70 - Humberto Moreira

    71 - Ilan Goldfajn

    72 - Isacson Casiuch

    73 - Joana C.M. Monteiro

    74 - Joana Naritomi

    75 - João Mário de França

    76 - José Augusto Fernandes

    77 - José Monforte

    78 - José Olympio Pereira

    79 - José Roberto Mendonça de Barros

    80 - José Tavares de Araujo

    81 - Josué Alfredo Pellegrini

    82 - Juliana Camargo

    83 - Juliano Assunção

    84 - Laísa Rachter

    85 - Laura de Carvalho Schiavon

    86 - Laura Karpuska

    87 - Leandro Piquet Carneiro

    88 - Leane Naidin

    89 - Leany Barreiro Lemos

    90 - Leonardo Monteiro Monasterio

    91 - Leonardo Rezende

    92 - Lucas M. Novaes

    93 - Lucia Hauptmann

    94 - Luciano Losekann

    95 - Luciene Pereira

    96 - Luís Meloni

    97 - Luis Terepins

    98 - Maílson da Nóbrega

    99 - Manoel Pires

    100 - Manuel Thedim

    101 - Marcela Carvalho Ferreira de Mello

    102 - Marcelo André Steuer

    103 - Marcelo Barbará

    104 - Marcelo Cunha Medeiros

    105 - Marcelo de Paiva Abreu

    106 - Marcelo F. L. Castro

    107 - Marcelo Fernandes

    108 - Marcelo Justus

    109 - Marcelo Kfoury

    110 - Marcelo Leite de Moura e Silva

    111 - Marcelo Pereira Lopes de Medeiros

    112 - Marcelo Trindade

    113 - Marcílio Marques Moreira

    114 - Márcio Garcia

    115 - Márcio Holland

    116 - Márcio Issao Nakane

    117 - Marco Bonomo

    118 - Marcos Lederman

    119 - Marcos Ross Fernandes

    120 - Maria Alice Moz-Christofoletti

    121 - Maria Cristina Pinotti

    122 - Maria Dolores Montoya Diaz

    123 - Mário Ramos Ribeiro

    124 - Marisa Moreira Salles

    125 - Maurício Canêdo Pinheiro

    126 - Mauro Rodrigues

    127 - Miguel Nathan Foguel

    128 - Mônica Viegas Andrade

    129 - Naercio Menezes Filho

    130 - Natália Nunes Ferreira-Batista

    131 - Nilson Teixeira

    132 - Octavio de Barros

    133 - Otaviano Canuto

    134 - Patrícia Franco Ravaioli

    135 - Paula Carvalho Pereda

    136 - Paula Magalhães

    137 - Paulo Hartung

    138 - Paulo Hermanny

    139 - Paulo Ribeiro

    140 - Paulo Tafner

    141 - Pedro Bodin de Moraes

    142 - Pedro Cavalcanti Ferreira

    143 - Pedro Henrique Thibes Forquesato

    144 - Pedro Malan

    145 - Pedro Moreira Salles

    146 - Persio Arida

    147 - Priscilla Albuquerque Tavares

    148 - Rafael B. Barbosa

    149 - Rafael Dix-Carneiro

    150 - Regina Madalozzo

    151 - Renato Fragelli

    152 - Renê Garcia Jr.

    153 - Ricardo de Abreu Madeira

    154 - Ricardo Markwald

    155 - Roberto Bielawski

    156 - Roberto Iglesias

    157 - Roberto Olinto

    158 - Rodrigo Menon S. Moita

    159 - Rogério Furquim Werneck

    160 - Ruben Ricupero

    161 - Ruy Ribeiro

    162 - Sabino da Silva Porto Júnior

    163 - Samira Schatzmann

    164 - Samuel Pessoa

    165 - Sandra Rios

    166 - Sérgio Besserman Vianna

    167 - Sergio Margulis

    168 - Silvia Matos

    169 - Solange Srour

    170 - Stephanie Kestelman

    171 - Synthia Santana

    172 - Thomas Conti

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