MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Economia será 'muito mais forte do que as pessoas colocam', diz Pedro Guimarães

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou nesta segunda-feira, 13, que "a economia vai ser muito mais forte do que as pessoas colocam", numa referência ao crescimento econômico de 2022. Em seminário no Rio, o executivo destacou o papel do Auxílio Em

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.12.2021, 17:59:00 Editado em 13.12.2021, 18:04:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou nesta segunda-feira, 13, que "a economia vai ser muito mais forte do que as pessoas colocam", numa referência ao crescimento econômico de 2022. Em seminário no Rio, o executivo destacou o papel do Auxílio Emergencial, pago pelo governo federal e operacionalizado pela Caixa em 2020 e 2021 para mitigar a crise causada pela covid-19, no desempenho da economia.

continua após publicidade

Segundo Guimarães, com a transferência de renda temporária, a economia "caiu 4%, e não 10%" em 2020 e "vai crescer muito mais do que o zero em 2022".

Para justificar o otimismo com o desempenho da economia, o presidente da Caixa citou o comportamento das taxas de juros futuros.

continua após publicidade

Outro sinal de otimismo para a atividade econômica seria o desempenho da Caixa. Segundo Guimarães, o banco emprestará mais em 2022.

O executivo estimou o crescimento do crédito entre 10% e 15% ano que vem. O crescimento do crédito não será afetado pelo ciclo de aperto monetário iniciado em março, conforme Guimarães.

"A alta pontual da Selic (a taxa básica de juros, hoje em 9,75% ao ano) é de curto prazo", disse o presidente da Caixa, em discurso durante seminário promovido pelo Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados (Ieja).

continua após publicidade

Além de pontual, o ciclo de alta nos juros se deveria, segundo ele, ao fato de que o nível mínimo de 2% ao ano da Selic, atingido durante a pandemia, "nunca foi sustentável", tendo sido atingido apenas para combater a crise causada pela covid-19. Conforme Guimarães, essa "alta pontual" dos juros não afetará a expansão do crédito por parte da Caixa.

Mais projeções

O crescimento econômico de 2022 poderá chegar a 2,0% sobre 2021, afirmou o presidente da Caixa, ao explicar a jornalistas seu cenário para a economia, mais otimista que a média do mercado. Segundo Guimarães, seu cenário é baseado na observação do comportamento da economia no interior do País, algo que não é levado em conta por analistas de mercado.

continua após publicidade

"As pessoas deveriam sair de São Paulo, Rio e Brasília e viajar pelo Brasil, como temos feito", afirmou o executivo, ao deixar o evento promovido pelo Ieja, no Rio.

Na palestra, Guimarães havia dito que a expansão prevista de crédito da Caixa será puxada pela projeção de 10% de avanço no crédito imobiliário, que representa por cerca de 70% da carteira da Caixa. E que deverá haver ainda crescimento no crédito para pequenas empresas e para agropecuária - embora responda por pequena parcela da carteira, o crédito agrícola poderá avançar 50%.

As projeções para a expansão do crédito sustentam o cenário econômico do presidente da Caixa. Segundo Guimarães, no interior do País, é possível observar "uma economia diferente daquelas sobre a qual as pessoas estão falando", numa referência aos economistas de mercado. Nesse Brasil fora dos grandes centros, "520 mil empresas que nunca tiveram acesso a crédito agora têm", disse o executivo, numa referência ao Pronampe, programa de crédito com garantia do Tesouro que foi operado também pela Caixa.

"Este interior continua tomando crédito fortemente", afirmou Guimarães.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Economia será 'muito mais forte do que as pessoas colocam', diz Pedro Guimarães"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!