MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

É preciso ter transparência das contas para avaliar medidas de ajuste, defende Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu nesta quarta-feira, 4, que é necessário ser transparente nas contas públicas para avaliar necessidades de ajuste. Ele argumentou que a quitação dos precatórios pelo governo é uma medida que garante essa vis

Cícero Cotrim e Amanda Pupo (via Agência Estado)

·
Escrito por Cícero Cotrim e Amanda Pupo (via Agência Estado)
Publicado em 04.09.2024, 10:40:00 Editado em 04.09.2024, 10:47:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu nesta quarta-feira, 4, que é necessário ser transparente nas contas públicas para avaliar necessidades de ajuste. Ele argumentou que a quitação dos precatórios pelo governo é uma medida que garante essa visibilidade.

continua após publicidade

"Como é que o Congresso vai se debruçar sobre qualquer proposta sem saber como é que as contas da previdência realmente estão?", indagou Haddad, durante uma entrevista à GloboNews.

O ministro afirmou que a área econômica tem de estar sempre debruçada sobre as contas para avaliar a trajetória de cada rubrica de despesas, citando alterações legais no Benefício de Prestação Continuada (BPC) feitas em 2021.

continua após publicidade

"Houve alterações legais, por exemplo, no BPC, que criaram brechas para concessão de benefício para quem efetivamente não é o alvo do programa", ele disse. "Nós estamos estudando os impactos dessa irresponsabilidade agora, depois de anos de descontrole. Houve muito descontrole nas contas, muito descontrole."

Haddad voltou a citar a agenda de controle dos riscos fiscais derivados de decisões judiciais, repetindo que mais de R$ 1 trilhão foi retirado do quadro de riscos fiscais.

"Nós não temos o tabu de discutir nenhum assunto em benefício do crescimento sustentável do Brasil, agora, eu tenho o tempo da política. Você não está numa ditadura, você está numa democracia, felizmente, e isso exige a cautela devida, porque não adianta apresentar uma coisa que não passa no Congresso, que não tenha tido discussão", afirmou o ministro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "É preciso ter transparência das contas para avaliar medidas de ajuste, defende Haddad"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!