MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

É muito cedo para discutir cortes de juros, afirma dirigente do BCE

Integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Isabel Schnabel, afirma que é muito cedo para discutir cortes de juros, visto que ainda faltam dados adicionais que confirmem o processo de desinflação. Em sessão de perguntas e respostas nas redes so

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 10.01.2024, 13:26:00 Editado em 10.01.2024, 13:32:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Isabel Schnabel, afirma que é muito cedo para discutir cortes de juros, visto que ainda faltam dados adicionais que confirmem o processo de desinflação. Em sessão de perguntas e respostas nas redes sociais, Schnabel reforçou a mensagem do banco central de que os juros permanecerão restritivos pelo tempo que for necessário para alcançar a meta de 2%.

continua após publicidade

Segundo ela, a inflação da zona do euro arrefeceu nos últimos meses, mas o núcleo permanece em nível elevado e os dirigentes estão observando principalmente indicadores de salários, lucro e produtividade.

"A queda do desemprego para o seu menor nível histórico confirma a resiliência do mercado de trabalho, embora esteja praticamente em linha com as nossa projeções. Com a queda da inflação, continuamos a esperar um declínio gradual no crescimento dos salários em 2024", escreveu Schnabel, em publicação no X, antigo Twitter.

continua após publicidade

O BCE espera que a inflação desacelere gradualmente até a atingir a meta de 2% em 2025, lembrou a dirigente, acrescentando que "novas evidências sugerem possibilidade de pouso suave". "Mas precisamos permanecer vigilantes quanto aos riscos de alta da inflação", afirmou.

Entre os riscos, Schnabel destacou tensões geopolíticas e choques relacionados à mudança climática ou ao declínio da globalização, que podem implicar em uma maior prevalência de choques inflacionários no futuro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "É muito cedo para discutir cortes de juros, afirma dirigente do BCE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!