MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

É muito cedo para declarar vitória sobre inflação, diz membro do BCE

O integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE) Martin Kazaks afirmou nesta terça-feira, 19, que é muito cedo para declarar vitória sobre a inflação e que, portanto, ainda não é altura de reduzir as taxas de juros. Em postagem no blog do Banco da

Matheus Andrade, especial para a AE (via Agência Estado)

·
Escrito por Matheus Andrade, especial para a AE (via Agência Estado)
Publicado em 19.12.2023, 13:42:00 Editado em 19.12.2023, 13:47:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE) Martin Kazaks afirmou nesta terça-feira, 19, que é muito cedo para declarar vitória sobre a inflação e que, portanto, ainda não é altura de reduzir as taxas de juros. Em postagem no blog do Banco da Letônia, do qual o dirigente também é presidente, Kazaks argumentou que a inflação subjacente ainda é elevada na zona do euro, e que se essa medida permanecer elevada, a inflação geral dos preços no consumidor subirá novamente.

continua após publicidade

Para ele, um crescimento salarial muito rápido e duradouro pode, por si só, conduzir a aumentos de preços e iniciar uma espiral salários-preços, cuja interrupção exigiria um aumento ainda maior das taxas de juro e um abrandamento da economia ainda mais rápido. Para evitar isto, as taxas de juro devem ser mantidas nos níveis atuais durante algum tempo - até que seja certo que o ritmo de crescimento dos salários está abrandando e não corre o risco de desencadear uma nova onda de inflação, afirma o dirigente.

"A política monetária é eficaz e reduz a inflação. Mas o objetivo ainda não foi alcançado, a incerteza e os riscos ainda permanecem. Um corte precipitado nas taxas de juros pode 'reanimar' a inflação. Paciência e uma abordagem passo a passo são necessárias", disse Kazaks.

continua após publicidade

Para ele, a boa notícia é que a inflação desacelerou rapidamente. "Em novembro, a inflação homóloga ajustada dos preços no consumidor na área do euro caiu para 2,4%, com uma descida mais rápida do que o esperado nas taxas de inflação. Embora o principal contributo para a redução da inflação seja a queda dos preços dos recursos energéticos, o aumento das taxas de juro implementado pelo Conselho do BCE fez com que as taxas de inflação abrandassem em praticamente todos os grandes grupos de bens e serviços", aponta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "É muito cedo para declarar vitória sobre inflação, diz membro do BCE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!