Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Durigan fala em crescimento próximo de 2,9% este ano e revisão na previsão do PIB

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta terça-feira que, diante do crescimento de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda deve fazer uma revisão da projeção para o PIB para 2024 para algo próximo dos 2,9% registrados no ano passado.

A última previsão feita pela SPE, em julho, manteve a estimativa em 2,5%. Neste mês, a secretaria publicará sua grade de parâmetros atualizada. Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também afirmou que o governo "muito provavelmente" irá reestimar a previsão de crescimento da economia brasileira para este ano.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"Eu acho que é importante a gente considerar que esse resultado não vem de um vazio, temos construído uma agenda com generosidade, credibilidade, melhoria no ambiente de negócio, consolidação fiscal", avaliou Durigan, em entrevista à CNN.

O secretário disse ainda que a equipe econômica aposta na aprovação e na sanção dos projetos de lei que regulamentam a reforma tributária ainda em 2024. Ele considera que há ambiente no Senado para destravar o debate. "Se deixar para 2025, com compromisso de horizonte para administração (tributária das empresas), não é de prejuízo maior. Não seria o melhor cenário, mas estamos prontos para trabalhar nessa situação", ponderou.

Durigan afirmou ainda que não haveria problema se a sabatina no Senado do atual diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, para a presidência do órgão for postergada para outubro. Ele disse que o indicado é "extremamente técnico" e foi uma "ótima escolha" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

publicidade

Como mostrou mais cedo o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), confirmou que será relator na Casa da indicação de Galípolo, mas explicou que ainda não há uma data definida para a sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e no plenário, em função do calendário mais apertado com as eleições municipais de outubro.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline