Economia

Duas das 5 atividades de serviços registraram alta em abril ante março, diz IBGE

Daniela Amorim (via Agência Estado) ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline

Duas das cinco atividades de serviços registraram avanços na passagem de março para abril, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após publicidade

Na média global, o volume de serviços prestados cresceu 0,2% em abril ante março.

Os avanços ocorreram em informação e comunicação (0,7%) e serviços prestados às famílias (1,9%).

continua após publicidade

Na direção oposta, houve perdas em transportes (-1,7%), serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,6%) e outros serviços (-1,6%).

Comparação com abril de 2021

De acordo com o IBGE, quatro das cinco atividades de serviços registraram avanços em abril de 2022 em relação a abril de 2021. O volume do setor de serviços teve uma alta de 9,4%, a 14ª taxa positiva consecutiva.

continua após publicidade

Os destaques foram transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (15,5%) e serviços prestados às famílias (60,8%). Os demais avanços ocorreram em serviços profissionais, administrativos e complementares (7,8%) e informação e comunicação (1,6%).

A única taxa negativa do mês foi dos outros serviços (-7,7%), puxada por perdas nas corretoras de títulos e valores mobiliários; recuperação de materiais plásticos; administração de bolsas e mercados de balcão organizados; e atividades de apoio à produção florestal.

O índice de difusão - que mostra o porcentual de serviços com crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior - passou de 68,1% em março para 64,5% em abril.

"Perdeu um pouco o ritmo de crescimento", afirmou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE.