MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Dólar sobe com cautela no exterior, alta de juros e desaceleração na China

O dólar opera em alta no mercado local nesta terça-feira em cenário de cautela no exterior e ajustes para cima dos juros futuros. Os investidores de renda fixa avaliam a ata da reunião do Copom da semana passada e precificam o dólar forte. Na semana passa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.09.2021, 09:57:00 Editado em 28.09.2021, 10:02:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O dólar opera em alta no mercado local nesta terça-feira em cenário de cautela no exterior e ajustes para cima dos juros futuros. Os investidores de renda fixa avaliam a ata da reunião do Copom da semana passada e precificam o dólar forte. Na semana passada, a Selic subiu de 5,25% para 6,25% ao ano, e o Copom indicou um novo aumento de 1 ponto em outubro.

continua após publicidade

Para Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, a ata do Copom, divulgada mais cedo, sugere um Banco Central (BC) moderadamente propenso a elevações superiores ao nível recente na Selic. "A novidade talvez seja que deixa um pouco mais aberto para altas maiores, com uma comunicação mais aberta neste sentido, embora reforce bastante que o pensamento dele é fazer mais aumentos de um ponto", afirma em nota.

O economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale, diz que a ata de setembro reforçou as preocupações do Banco Central com os riscos fiscais e abriu a possibilidade concreta de elevar a Selic acima de 8,5% no fim do ciclo.

continua após publicidade

Já o economista João Leal, da Rio Bravo Investimentos, acredita que a ata reforça a manutenção do ritmo de alta da Selic em 1 ponto porcentual (pp), mas traz a novidade de levar a taxa de juros para patamar "significativamente" contracionista, analisa. "Dá visão maior de que não há limite para o nível onde o Banco Central pretende colocar a Selic", diz.

Os investidores reforçam posições cambiais de olho ainda no avanço dos retorno dos Treasuries longos nos Estados Unidos em meio a expectativas pelo depoimento do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em comitê do Senado americano no fim da manhã. Na semana passada, Powell afirmou que a redução das compras de ativos pode ser anunciada oficialmente em novembro. Revisões para baixo nas projeções de crescimento do PIB da China pesam também a favor do dólar nos mercados de moedas emergentes no exterior.

Na segunda-feira, o dólar e as taxas futuras já subiram, diante da cautela no exterior e com o risco fiscal no Brasil agravado pelo cenário de inflação alta, crise hídrica e percepção política ruim. Às 9h31 desta terça, o dólar à vista avançava 0,49%, a R$ 5,4051. O dólar futuro de outubro ganhava 0,19%, a R$ 5,4070.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Dólar sobe com cautela no exterior, alta de juros e desaceleração na China"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!