Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Dólar passa a cair após payroll aquém do esperado nos EUA, depois de subir com tarifas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O dólar devolveu a alta inicial e passou a cair, com mínima a R$ 5,5664 (baixa de 0,61%) no mercado à vista há pouco. O ajuste acompanha a perda de força da divisa norte-americana e dos juros dos Treasuries após os dados do mercado de trabalho dos EUA, incluindo a criação de empregos aquém do esperado em julho. Os empregos de junho e maio também sofreram forte revisão para baixo.

Mais cedo, a moeda norte-americana subiu ante o real, até R$ 5,6284 (alta de 0,49%), indicando cautela com o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a pressão política contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes. A Casa Branca anunciou ontem à noite uma lista de tarifas recíprocas ajustadas para 69 parceiros comerciais, de 10% a 41%, que entram em vigor no dia 7 e não mais hoje. A lista dos EUA menciona a cobrança de 10% para o Brasil, que se somará à tarifa adicional ad valorem de 40% sobre certos produtos brasileiros.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Além disso, Trump assinou uma ordem executiva aumentando a tarifa sobre o Canadá de 25% para 35%, mas disse estar aberto a negociações.

No radar local, produção industrial, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a retomada dos trabalhos do STF, após o recesso de julho, com uma cerimônia de abertura do segundo semestre. O plenário será palco de desagravo ao ministro Alexandre de Moraes e da defesa das decisões tomadas pela Corte, após sanções dos EUA a Moraes com base na Lei Magnitsky.

Haddad disse que não há parâmetro que justifique decisão de tarifa de 50% dos EUA ao Brasil, o governo vai continuar atuando com o Itamaraty para atenuar as tarifas e na semana que vem o governo pode tomar as primeiras medidas de proteção da agricultura e indústria. Haddad disse que o socorro a setores afetados por tarifas não ficará fora da meta fiscal.

publicidade

O economista norte-americano Paul Krugman, vencedor do prêmio Nobel de 2008, criticou as tarifas de Trump e disse que a isenção ao suco brasileiro mostra que os EUA precisam do Brasil. Para ele, o tarifaço é ilegal e tenta interferir na política interna de outros países.

A produção industrial brasileira subiu 0,1% em junho frente a maio, segundo o IBGE. Na comparação com junho de 2024, houve queda de 1,3% e, no acumulado de 2025, alta de 1,2%, e de 2,4% em 12 meses - ritmo menor que os 2,8% até maio.

O IPC-S subiu 0,37% no fim de julho, após alta de 0,16% em junho, segundo a FGV. O índice acumula alta de 4,05% em 12 meses e 3,06% no ano. Resultado veio dentro das projeções do mercado.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline