MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

DoE prevê queda de 80% na capacidade excedente da oferta de petróleo fora da Opep

Relatório do Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos divulgado nesta sexta-feira mostra forte queda na capacidade global de produção excedente de petróleo entre 2021 e 2022, em meio aos desequilíbrios entre demanda e oferta qu

Gabriel Caldeira (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Caldeira (via Agência Estado)
Publicado em 24.06.2022, 11:36:00 Editado em 24.06.2022, 11:42:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Relatório do Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos divulgado nesta sexta-feira mostra forte queda na capacidade global de produção excedente de petróleo entre 2021 e 2022, em meio aos desequilíbrios entre demanda e oferta que têm apertado o mercado da commodity energética.

continua após publicidade

De acordo com a pesquisa, que utilizou dados preliminares, a produção excedente de países fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) era de 280 mil barril por dia (bdp) em maio deste ano, 80% a menos que o registrado no mesmo mês do ano passado (1,4 milhão de bpd).

Segundo o órgão, isso ocorreu por conta da eliminação da oferta excedente da Rússia, após as sanções implementadas pelo Ocidente em retaliação à guerra na Ucrânia. Em 2021, o país representava cerca de 60% de toda a produção excedente fora da Opep, diz o DoE.

continua após publicidade

O DoE define capacidade excedente como a "oferta máxima existente que pode ser colocada em operação em 30 dias e mantida por pelo menos 90 dias".

As estimativas não incluem volumes que estão ociosos por conta de paralisações e interrupções não planejadas, como sanções. Desta forma, a pesquisa excluiu a oferta de petróleo de países como Irã, Venezuela, Líbia e Rússia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "DoE prevê queda de 80% na capacidade excedente da oferta de petróleo fora da Opep"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!