MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Dizer que Selic ficará 'mais contracionista' não é um forward guidance adicional, afirma David

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Nilton David, disse nesta sexta-feira, 21, que a autarquia evita conceder qualquer forward guidance além do que já consta na comunicação oficial. Dizer que a Selic se tornará "mais contracionista" reflete

Cícero Cotrim e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)

·
Escrito por Cícero Cotrim e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)
Publicado em 21.02.2025, 12:50:00 Editado em 21.02.2025, 13:00:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Nilton David, disse nesta sexta-feira, 21, que a autarquia evita conceder qualquer forward guidance além do que já consta na comunicação oficial. Dizer que a Selic se tornará "mais contracionista" reflete apenas a sinalização que já está na mesa, explicou. Em dezembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou os juros em 1 ponto porcentual, de 11,25% para 12,25%, e indicou mais duas altas da mesma magnitude. Em janeiro deste ano, o colegiado cumpriu a promessa ao elevar a taxa para 13,25% e reforçar que antevê outra elevação de mesmo nível em março, mas sem oferecer sinalização para maio.

continua após publicidade

"Não é um forward guidance adicional", comentou Nilton, durante participação em uma live organizada pelo Bradesco BBI. "A reunião do Copom de maio é a reunião de maio, não tem nada, não se fala nisso ainda."

Segundo o diretor, é consenso entre todos os membros do Copom que a taxa Selic está em um nível "objetivamente contracionista". A promessa de continuar elevando os juros, ele explicou, se deve à maior incerteza no cenário, que exige um posicionamento mais cauteloso por parte do BC.

continua após publicidade

"A gente está objetivamente contracionista, a gente acha que tem de estar lá, porque esse é o melhor posicionamento para se ficar quando você tem um nível de incerteza desses que a gente tem hoje", disse Nilton.

O diretor acrescentou que as variáveis de entrada nos modelos do BC estão mais incertas do que de costume, o que também aumenta a dispersão dos resultados. Por isso, rechaçou a avaliação de que a queda do dólar ante o real desde a última reunião pudesse ser suficiente para levar a autoridade monetária a estimar um IPCA no centro da meta no seu horizonte relevante.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Dizer que Selic ficará 'mais contracionista' não é um forward guidance adicional, afirma David"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!