O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou nesta terça-feira, 10, que os juros estão em níveis "suficientemente restritivos" para garantir o retorno da inflação à meta de 2% nos EUA. Durante evento da American Bankers Association, ele disse que ainda há um caminho para levar a inflação à meta.
Sem direito a voto nas decisões de política monetária neste ano, Bostic afirmou que a economia americana ainda se mostra "sólida" e forte", mas acrescentou que ela "está claramente desacelerando".
Segundo ele, ainda há impacto por vir, no aperto monetário já adotado pelo BC.
Bostic disse que, em seu cenário-base, não projeta recessão nos EUA. Na sua avaliação, deve haver "sobressaltos" na tarefa do Fed de controlar a inflação, mas o cenário mais provável é que seja evitada uma recessão.
Ao mesmo tempo, ele advertiu para o surgimento de incertezas. O conflito entre Israel e Hamas, por exemplo, não era algo que estava em seu cenário, exemplificou, mas lança mais uma incerteza no cenário global, apontou.
O dirigente também destacou o papel do Fed de manter o sistema bancário e o financeiro "sólidos e produtivos".
Segundo ele, não há grande deterioração no portfólio de empréstimos dos bancos, que se mostram "sólidos".
Deixe seu comentário sobre: "Dirigente do Fed vê juro em níveis 'suficientemente restritivos' para inflação alcançar meta"