MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Dirigente do Fed prevê crescimento da economia dos EUA 'apenas modesto' nos próximos anos

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Minneapolis, Neel Kashkari, projetou que o crescimento da economia dos Estados Unidos e a expansão da produtividade serão "apenas modestos" nos próximos anos, conforme os juros perm

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 10.05.2024, 14:41:00 Editado em 10.05.2024, 14:46:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Minneapolis, Neel Kashkari, projetou que o crescimento da economia dos Estados Unidos e a expansão da produtividade serão "apenas modestos" nos próximos anos, conforme os juros permanecem restritivos para controlar a inflação.

continua após publicidade

Kashkari afirmou que vê um desafio principalmente na cadeia de oferta de moradias.

Para ele, haverá uma redução no suprimento de casas devido ao nível elevado dos juros.

continua após publicidade

"Mas o problema deve ser resolvido no longo prazo, conforme as taxas de hipoteca se normalizem", previu o dirigente, em reunião do Minnesota Technology Advisory Council. "Não há como resolver no curto prazo."

Produtividade

Kashkari afirmou ainda que o crescimento da produtividade, impulsionado por inovações tecnológicas como a inteligência artificial (IA), será essencial para a atividade econômica e para os preços no longo prazo.

continua após publicidade

De acordo com ele, esta eventual expansão da produtividade deve melhorar condições de vida, impulsionar o investimento em capital físico e ampliar gastos com consumo, o que influenciará a política monetária. Ao mesmo tempo, uma alta produtividade deve reduzir preços de produção, permitindo "bens e serviços mais baratos".

"A materialização do otimismo com a IA e seus efeitos sobre a produtividade, com inovações importantes, seria positiva para a economia. Mas sigo cauteloso", ponderou o dirigente, que não vota nas decisões deste ano do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês). "Nem toda tecnologia funciona."

Kashkari também apontou que há incerteza quanto ao ritmo de crescimento dos Estados Unidos, em um cenário de inflação ainda elevada. "Estamos tentando entender qual é o limite máximo, ainda não descobrimos qual é. Mas estamos monitorando. Se você dirige seu carro em alta velocidade por muito tempo, acaba estragando as peças", comentou, durante a reunião do Minnesota Technology Advisory Council.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Dirigente do Fed prevê crescimento da economia dos EUA 'apenas modesto' nos próximos anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!