MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Dirigente do Fed defende aumento de 25 pontos-base dos juros em março nos EUA

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) da Filadélfia, Patrick Harker, disse nesta quarta-feira que prefere uma alta do juro de 25 pontos-base em março, seguida de movimentos metódicos que não perturbem a performance forte d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.02.2022, 16:25:00 Editado em 16.02.2022, 16:33:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) da Filadélfia, Patrick Harker, disse nesta quarta-feira que prefere uma alta do juro de 25 pontos-base em março, seguida de movimentos metódicos que não perturbem a performance forte da economia dos Estados Unidos. "Sou muito favorável ao início de um processo de aumento da taxa dos Fed funds, que é nossa principal ferramenta de política monetária, e apoiaria já em março um aumento de 25 pontos-base", disse Harker, em entrevista à rádio americana WHYY.

continua após publicidade

Muitos economistas em Wall Street têm falado sobre a possibilidade de um aumento maior da taxa de meio ponto porcentual após a forte inflação anual de 7,5% alcançada em janeiro, a taxa mais alta em 40 anos. Os investidores acham que um movimento de 50 pontos-base é um pouco mais provável do que um movimento de um quarto de ponto, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group.

Harker falou sobre afastar a política do Fed de sua postura relaxada de maneira metódica e sem surpresas. "Precisamos seguir uma linha tênue no Fed. Precisamos fazer o necessário para conter a inflação, mas não exagerar e possivelmente enfraquecer uma economia que, de certa forma, está indo muito bem", disse.

continua após publicidade

"Acho que está muito claro o caminho em termos de política monetária. Vamos aumentar as taxas de juros. Vamos reduzir o tamanho do nosso balanço de ativos. Mas queremos fazer isso de maneira muito metódica", completou o dirigente.

Harker disse que levará "alguns anos" para que a inflação volte à meta de 2% do banco central. "Gostaríamos de voltar e possivelmente ficar um pouco abaixo disso por um tempo apenas para tentar obter uma média de 2% durante um período de tempo", mas vai demorar "algum tempo" para que isso ocorra, segundo ele, que prevê uma inflação média de 3,5% em 2022.

Ele será um membro votante do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) este ano até que a economista da Universidade de Michigan Susan Collins, a nova presidente do Fed de Boston, se junte ao comitê do banco central em julho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Dirigente do Fed defende aumento de 25 pontos-base dos juros em março nos EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!