MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Diretora do Fed diz estar cautelosa e acredita que não é o momento certo para relaxar juros

Diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Michelle Bowman afirmou nesta terça-feira, 25, que "está cautelosa" sobre futuras alterações da política monetária e que não acredita que este é o "momento certo" para começar a relaxar a

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 25.06.2024, 09:15:00 Editado em 25.06.2024, 09:20:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Michelle Bowman afirmou nesta terça-feira, 25, que "está cautelosa" sobre futuras alterações da política monetária e que não acredita que este é o "momento certo" para começar a relaxar as taxas de juros. Para ela, os riscos relacionados a flexibilizar os juros "cedo ou rápido demais" permanecem e podem provocar nova aceleração da inflação, exigindo novo aperto da política monetária.

continua após publicidade

Bowman reiterou que somente os dados serão capazes de definir se os juros estão suficiente restritivos no nível atual, entre 5,25% a 5,50%, e por quanto tempo será necessário mantê-los para baixar a inflação para a meta de 2%. "Se os dados mostrarem queda sustentada da inflação rumo à meta, será apropriado reduzir juros gradualmente", reconheceu.

No entanto, a diretora do Fed destacou que a inflação segue elevada e mercado de trabalho ainda está apertado nos EUA, com riscos de alta para os preços e para a demanda. "Continuo disposta a retomar alta de juros se inflação estagnar ou reverter progresso", pontuou a dirigente, que vota nas decisões do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês).

continua após publicidade

Bowman ainda observou que este cenário provavelmente levará a política monetária dos EUA a divergir de outras economias desenvolvidas. Segundo ela, BCs de outras economias avançadas podem relaxar juros mais cedo e mais rápido, graças ao crescimento fraco e trajetória favorável da inflação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Diretora do Fed diz estar cautelosa e acredita que não é o momento certo para relaxar juros"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!