MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Diretora do BC destaca melhora na inclusão financeira, mas alerta para superendividamento

A diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Carolina Barros, destacou nesta quinta-feira a melhoria "substancial" no Brasil das dimensões e uso da inclusão financeira dos últimos anos. Ela salientou, porém, que o cres

Célia Froufe (via Agência Estado)

·
Escrito por Célia Froufe (via Agência Estado)
Publicado em 14.03.2024, 14:25:00 Editado em 14.03.2024, 14:31:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Carolina Barros, destacou nesta quinta-feira a melhoria "substancial" no Brasil das dimensões e uso da inclusão financeira dos últimos anos. Ela salientou, porém, que o crescimento ao acesso não ocorreu com qualidade. "O resultado é uma consequência adversa e colateral chamada superendividamento, e não podemos, simplesmente, fechar os olhos para tanto", afirmou.

continua após publicidade

A inclusão financeira, segundo a diretora, é um instrumento-chave na redução de desigualdades, atua para minimizá-las, melhorando a vida financeira da população. A fala de Carolina Barros foi feita durante a abertura do debate sobre financiamento para micro e pequenas empresas por meio de políticas, inovação e parcerias.

O evento, promovido pelo BC, o Sebrae e o IFC/SME, ocorre às margens da reunião da Global Partnership for Financial Inclusion (GPFI), integrante da trilha financeira do grupo das 20 maiores economias do globo (G20), em Brasília.

continua após publicidade

Ela lembrou que o lema da presidência brasileira no G20 é "Construindo um mundo justo e um planeta sustentável". "Quando olhamos para a evolução global da inclusão financeira tanto das pessoas quanto das micro, pequenas e médias empresas, os chamados pequenos negócios, observamos enorme progresso no acesso e uso, mas também é fato que a inclusão vem ocorrendo de forma muito heterogênea", pontuou.

A diretora ressaltou que os entraves para a inclusão financeira não estão relacionados apenas ao aumento do acesso e do uso dos produtos e serviços financeiros, mas também à qualidade com que esses produtos e serviços são ofertados e utilizados pelos clientes do sistema financeiro. "São necessários esforços contínuos para uma compreensão ampla dos entraves ainda existentes e para o desenvolvimento de políticas que possam mitigar esses mesmos obstáculos", disse.

A questão do superendividamento, conforme Carolina Barros, está diretamente relacionada com os pequenos estabelecimentos, tema do encontro desta quinta-feira no BC. Ela salientou que o segmento responde por 90% de todos os negócios do mundo, empregando mais de 50% da população mundial.

continua após publicidade

"Especificamente, no caso do Brasil, estamos falando de 75% da força de trabalho, cerca de 30% do PIB (Produto Interno Bruto) do País, se considerarmos apenas as atividades formais. Se somarmos os pequenos negócios informais, é bem provável que cheguemos à metade do PIB", cogitou Carolina.

Neste cenário, de acordo com a diretora, é fundamental garantir que essas empresas tenham acesso a produtos e serviços financeiros adequados para as suas necessidades, em especial aquelas relacionadas com financiamento.

Ela acrescentou que a utilização de tecnologia tem se mostrado como um caminho eficiente e promissor para a oferta desses produtos e serviços financeiros, e citou o exemplo do Pix no Brasil. "A participação dos pequenos negócios na economia brasileira é definitiva, faz toda a diferença. Seu exitoso funcionamento é importante para o País, para o Banco Central e para a presidência brasileira no G20."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Diretora do BC destaca melhora na inclusão financeira, mas alerta para superendividamento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!