MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Diretora avalia que Fed ainda não chegou ao momento adequado para cortar juros

Diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Michelle Bowman indicou nesta quinta-feira, 7, que a autoridade monetária ainda não chegou ao momento adequado para cortar juros. Em discurso durante evento com banqueiros em Nova Jersey,

André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 07.03.2024, 11:55:00 Editado em 07.03.2024, 11:59:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Michelle Bowman indicou nesta quinta-feira, 7, que a autoridade monetária ainda não chegou ao momento adequado para cortar juros. Em discurso durante evento com banqueiros em Nova Jersey, a dirigente defendeu uma postura de "cautela" em relação aos próximos passos da política monetária.

continua após publicidade

Michelle Bowman comentou que, se os próximos indicadores mostrarem contínuo e sustentável progresso da inflação em direção à meta de 2%, será apropriado reduzir a taxa básica. "Na minha visão, ainda não estamos nesse ponto", argumentou ela, que alerta que um alívio monetário prematuro poderia ampliar a necessidade de mais aperto à frente no horizonte.

Apesar disso, a dirigente se disse "disposta" a defender uma nova elevação dos juros caso haja indícios de que o processo de retomada da estabilidade de preços parou ou se reverteu.

continua após publicidade

As decisões serão tomadas a cada reunião e levarão em conta a evolução dos dados, reforçou. "É importante notar que a política monetária não segue um rumo predefinido", garantiu.

Alerta com dados recentes de inflação

A diretora do Federal Reserve alertou também que os dados de janeiro sugerem que os progressos no combate à inflação nos EUA podem perder força à frente. Para ela, os índices de preços devem continuar arrefecendo, mas há riscos de alta para o cenário inflacionário.

continua após publicidade

A dirigente citou os desdobramentos geopolíticos, que poderiam ter efeitos nos mercados de alimentos e energia, além de prejudicar as cadeias produtivas.

"Existe também o risco de que um afrouxamento das condições financeiras e um estímulo fiscal adicional possam dar impulso à demanda, travando qualquer progresso adicional ou mesmo provocando uma reaceleração da inflação", disse ela, que acrescenta que o aperto no mercado de trabalho também poderia impulsionar a inflação de serviços.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Diretora avalia que Fed ainda não chegou ao momento adequado para cortar juros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!