MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Diretor-geral diz que Aneel não é a 'senhora de todos os itens' sobre AP

Ao comentar o episódio que deixou praticamente todo o Estado do Amapá sem luz, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, afirmou nesta terça-feira, 10, que o trabalho de fiscalização dos pontos de controle preventivo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.11.2020, 15:03:00 Editado em 10.11.2020, 15:07:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Ao comentar o episódio que deixou praticamente todo o Estado do Amapá sem luz, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, afirmou nesta terça-feira, 10, que o trabalho de fiscalização dos pontos de controle preventivos nas linhas de transmissão não é feito apenas pela Aneel. "(A Aneel) Não é a senhora de todos os itens", disse Pepitone durante sessão ordinária da agência de hoje. Além do trabalho da Aneel, a fiscalização também conta com a colaboração das próprias empresas e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

continua após publicidade

Pepitone observou que há uma "imensidão" de malhas de transmissão, com 155 mil quilômetros e 1.418 linhas. "A Aneel não consegue verificar sozinha a rede do Rio Grande do Sul ao Amazonas, a agência demanda dados sobre a segurança desses sistemas, e esses dados devem lhe ser repassados", disse o diretor-geral.

Na noite da última terça-feira, 3, um incêndio na subestação Macapá levou ao desligamento automático da linha de transmissão Laranjal/Macapá e das usinas hidrelétricas de Coaracy Nunes e Ferreira Gomes, o que deixou 14 dos 16 municípios do Estado do Amapá sem energia.

continua após publicidade

Na sessão desta terça, o diretor-geral também se solidarizou com a população e afirmou que o órgão vai apurar com "todo o rigor" a responsabilidade dos atores envolvidos no episódio que resultou no apagão. "Diante de um caso grave como o blecaute no Amapá no último dia 3 de novembro, em que as consequências perduram até hoje, é aberta fiscalização específica para apurar os incidentes", disse Pepitone.

A subestação danificada é operada pela Linhas de Macapá Transmissora de Energia. A concessão pertencia à espanhola Isolux, que entrou em recuperação judicial, e hoje se chama Gemini Energy. A Gemini Energy detém 85,04% de participação na linha, e 14,96% são da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), autarquia do governo federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

A Gemini Energy, por sua vez, tem como sócios os fundos de investimento Starboard, com 80%, e a Perfin, com 20%. A participação da Starboard se dá pelo fundo Power Fip, e a da Perfin, pelo fundo Apollo 14 Fip. Já a participação da Sudam se dá pela conversão de seis parcelas de debêntures em ações.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Diretor-geral diz que Aneel não é a 'senhora de todos os itens' sobre AP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!