MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Dimep inova em home office e bate ponto na pandemia

Quando foi decretado estado de pandemia em março do ano passado, a maioria das empresas colocou os funcionários em home office. Essa decisão caiu como uma bomba na mais antiga fabricante de relógio de ponto do País, a Dimep, fundada em 1936. "Tomei um sus

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.01.2021, 13:15:00 Editado em 25.01.2021, 13:21:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Quando foi decretado estado de pandemia em março do ano passado, a maioria das empresas colocou os funcionários em home office. Essa decisão caiu como uma bomba na mais antiga fabricante de relógio de ponto do País, a Dimep, fundada em 1936. "Tomei um susto tremendo, não sabia o que podia acontecer e esperava, com certeza, uma redução na receita da companhia", afirma, ao Estadão, Rodrigo Pimenta, presidente e neto do fundador, Dimas de Melo Pimenta.

continua após publicidade

Quase um ano depois, a empresa conseguiu virar o jogo no momento em que a pandemia colocou em risco o seu negócio principal: controlar fisicamente a jornada dos trabalhadores. "Fechamos o ano de 2020 com crescimento, foi espantoso."

Na contramão de muitas companhias que encolheram e demitiram em 2020, a Dimep faturou R$197 milhões, 11% a mais ante 2019. E ampliou em cerca de 30% o número de empregados na fábrica de Extrema (MG) e nas áreas comercial e de desenvolvimento, sobretudo.

continua após publicidade

A virada só foi possível, segundo o empresário, porque num passado recente foram feitos investimentos em dois projetos digitais. Quando chegou na companhia, três anos atrás, Pimenta começou a desenvolver um aplicativo para smartphone que permitisse marcar o ponto usando a geolocalização do trabalhador, longe do tradicional relógio preso à parede. Também iniciou um projeto de cancelas que liberavam acesso mediante reconhecimento facial.

De 2018 para cá, foram aplicados cerca de R$ 35 milhões nesses projetos digitais. "Sem saber, fiz alguns movimentos que ajudaram muito a empresa no momento de pandemia", diz. Ele reconhece que, por sorte, acabou tendo nas mãos soluções adequadas às novas necessidades do mercado.

Novos clientes

continua após publicidade

No caso das cancelas que liberam o acesso mediante a biometria facial, foram agregadas algumas demandas trazidas pela covid-19, como reconhecimento da fisionomia com o uso de máscara, medição de temperatura corporal e contagem do número de pessoas que ingressam no ambiente. "Ensinamos o leitor a não fazer detecção pela face completa e acrescentamos a informação que o acesso seria liberado só com o uso de máscara."

O resultado dessas adaptações foi que se abriu um novo mercado para a companhia. Antes usadas por indústrias, as catracas de acesso com reconhecimento facial começaram a ser procuradas por bares, restaurantes, bancos, clubes e shopping centers.

As novas demandas que vieram com a pandemia mudaram os produtos e o perfil da receita da empresa, que até hoje era sinônimo de relógio de ponto. Em 2019, por exemplo, 60% das vendas de equipamentos e softwares eram provenientes de itens voltados para a marcação de ponto, com destaque para o tradicional relógio preso à parede, mas já eletrônico. Os outros 40% vinham das vendas de catracas de controle de acesso.

continua após publicidade

No ano passado, no entanto, a receita ligada a itens de controle de acesso passou a responder por mais da metade do negócio (52%) e a fatia dos equipamentos e softwares ligados à marcação de ponto recuou para 48%.

Com a pandemia, a importância do relógio de ponto na receita caiu pela metade, enquanto a marcação via aplicativo cresceu. "O relógio de ponto não vai morrer", diz Pimenta, na expectativa de que a demanda pelo equipamento se mantenha no chão de fábrica. Mas ele acredita que a marcação do ponto por meio de aplicativo tende a crescer bastante com as mudanças no trabalho trazidas pela pandemia e que devem continuar.

continua após publicidade

Guerra

Não é a primeira vez que a Dimep, a mais antiga indústria de relógio de ponto do País, transforma um obstáculo em oportunidade. Em 1936, o imigrante português Dimas de Melo Pimenta começou a consertar relógios. Mas veio a Segunda Guerra Mundial e o fornecimento do equipamento, que era importado, foi interrompido. "Meu avô viu uma oportunidade nessa restrição e começou a projetar os próprios relógios, fabricá-los e vendê-los, mas em escala pequena", conta Rodrigo Pimenta, presidente da Dimep. Esse foi o início da companhia.

Agora, com a pandemia de covid-19, que colocou uma massa de brasileiros trabalhando de casa, mais uma vez a Dimep fez dessa restrição uma oportunidade. Adaptou produtos às novas necessidades do mercado e transformou o negócio. "A guerra e a pandemia foram oportunidades para a gente se reinventar", diz o executivo.

Muito distante dos primeiros relógios mecânicos fabricados, que pesavam 25 quilos e reuniam 230 peças, atualmente a Dimep avança no digital e é uma empresa de tecnologia.

Pimenta ilustra esse movimento com uma frase do pai, Dimas de Melo Pimenta 2º, hoje presente no dia a dia dos negócios. "Ele fala que a empresa tem sempre que mudar muito para continuar a mesma." Ou seja, tem que inovar para conseguir se manter. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Dimep inova em home office e bate ponto na pandemia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!