MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Despesa primária é a situação 'dramática' que País tem hoje, diz ministro do TCU

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, reforçou nesta segunda-feira, 9, que a situação das despesas primárias no País é "dramática" e que é preciso inverter a dinâmica atual, com ajustes do lado das despesas em vez do lado das rece

Gabriela Jucá e Eduardo Laguna (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriela Jucá e Eduardo Laguna (via Agência Estado)
Publicado em 09.06.2025, 12:50:00 Editado em 09.06.2025, 13:04:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, reforçou nesta segunda-feira, 9, que a situação das despesas primárias no País é "dramática" e que é preciso inverter a dinâmica atual, com ajustes do lado das despesas em vez do lado das receitas. "Nós temos que começar a falar quais pontos da despesa primária que vão ser atacados e, mais uma vez, não está difícil de enxergar. Difícil é fazer principalmente a um ano e meio da eleição", afirmou, em evento promovido pela CBN, O Globo e Valor Econômico.

continua após publicidade

Dantas considera que o Congresso não falhou em recompor a base tributária, mas pondera que as alternativas de ajuste via arrecadação já se esgotaram. "Não é possível achar que vai dar para continuar só por esse lado da receita."

O ministro do TCU ainda alertou que a falta de um ajuste do lado das despesas a um ano e meio da eleição cria riscos para a economia doméstica. "Quando chegarmos no ano que vem, com a economia em patamar de estagnação, vai haver uma revolta da população contra quem não foi capaz de fazer no tempo certo."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Despesa primária é a situação 'dramática' que País tem hoje, diz ministro do TCU"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!