MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Desemprego no país recua para 13,7% no trimestre maio-julho

Apesar da queda de um ponto percentual, ainda há 14,1 milhões de pessoas procurando trabalho no país.

Da Redação

·
Desemprego no país recua para 13,7% no trimestre maio-julho
Icone Camera Foto por Da Redação
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.09.2021, 12:20:26 Editado em 30.09.2021, 12:28:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No trimestre móvel de maio-julho, a taxa de desemprego no país recuou para 13,7%, está é a menor taxa registrada até agora, se comparado ao período anterior, quando registrou 14,7%.

continua após publicidade

Em números absolutos, ainda há 14,1 milhões de pessoas procurando trabalho no país, o que representa 676 mil a menos que no trimestre móvel encerrado em abril, indicou o último relatório do IBGE.

Em comparação com o período de maio a julho de 2020, quando a economia foi gravemente impactada pela pandemia do coronavírus e por suas medidas de contenção, a taxa de desemprego permaneceu estável (13,8%).

continua após publicidade

A expectativa média de 26 consultorias e instituições financeiras entrevistadas pelo jornal Valor Econômico era de uma taxa de desemprego de 13,9%, no trimestre encerrado em julho.

O IBGE explicou que a queda se deve, principalmente, ao fato de a população ocupada ter subido para 89 milhões de pessoas, um aumento de 3,6% em relação ao trimestre encerrado em abril, e de 8,6%, frente ao mesmo trimestre em 2020.

“Essa é a primeira vez, desde o trimestre encerrado em abril de 2020, que o nível de ocupação fica acima de 50%, o que indica que mais da metade da população em idade para trabalhar está ocupada no país”, disse a analista do relatório, Adriana Beringuy, citada pelo portal de notícias G1.

continua após publicidade

No entanto, 40,8% da população ocupada é composta de trabalhadores informais, ou seja, 36,3 milhões de pessoas. Este número representa um aumento, na comparação com os 39,8% registrados no trimestre encerrado em abril, e 37,4%, no trimestre móvel maio-julho de 2020.

Com informações: IstoÉ

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Desemprego no país recua para 13,7% no trimestre maio-julho"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!