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Derrubar juros é fundamental para fortalecer atração do capital privado, diz Renan Filho

A queda da Selic é fundamental para fortalecer a atração do capital privado no setor de infraestrutura, afirmou o ministro do Transporte, Renan Filho. Ele participa nesta segunda-feira, 10, de uma live promovida pela Exame, para tratar das perspectivas do

Elisa Calmon (via Agência Estado)

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Escrito por Elisa Calmon (via Agência Estado)
Publicado em 10.07.2023, 12:51:00 Editado em 10.07.2023, 12:56:11
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A queda da Selic é fundamental para fortalecer a atração do capital privado no setor de infraestrutura, afirmou o ministro do Transporte, Renan Filho. Ele participa nesta segunda-feira, 10, de uma live promovida pela Exame, para tratar das perspectivas do segmento no País. "Com a apresentação do arcabouço, vemos uma redução dos juros futuros. Isso trai investimentos para a economia", afirmou.

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Renan Filho voltou a defender a conciliação da atuação pública e privada para desenvolver os projetos de infraestrutura. A expectativa é que essa parceria leve a uma melhoria nas condições das estradas. "Em 24 meses, queremos ter 20% a 25% das rodovias com nível ruim ou péssimo", disse, destacando que a taxa era de 66% no final do ano passado.

O ministro afirmou ainda que a PEC de Transição garantiu quatro vezes mais recurso para a pasta do que no ano anterior, com R$ 22 bilhões previstos para 2023, depois do teto de gastos "achatar os investimentos em infraestrutura". "A PEC foi fundamental para colocar as obras para andar", complementou.

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Em relação aos investimentos públicos, Renan Filho citou também a projeção de que 50% do novo PAC seja direcionado para a pasta de Transporte.

Somado a isso, o ministério tem apostado nos recursos vindos de leilões de concessões. A expectativa é promover 35 certames nos próximos quatro anos antes ante seis realizados ao longo do governo Bolsonaro. "Só nos dois primeiros lotes do Paraná, são previstos R$ 18 bilhões em investimento, chegando a R$ 50 bilhões somando os seis lotes".

No radar, estão estudos para promover leilões de rodovias em Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

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