MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Deputados do Rio aprovam benefícios fiscais à indústria de petróleo e gás

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira, 10, o projeto de lei 1.771/19, que prevê a adoção de uma série de incentivos e benefícios fiscais para o setor de petróleo e gás natural. O texto agora seguirá para o

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.06.2020, 22:38:00 Editado em 10.06.2020, 22:44:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira, 10, o projeto de lei 1.771/19, que prevê a adoção de uma série de incentivos e benefícios fiscais para o setor de petróleo e gás natural. O texto agora seguirá para o governador Wilson Witzel, que tem até 15 dias para sancionar ou não o projeto de lei.

continua após publicidade

Os incentivos estão inseridos no Repetro, regime aduaneiro que garante isenções fiscais na importação de equipamentos para a exploração e produção de petróleo e gás. O principal benefício proposto é a redução da base de cálculo do ICMS para que a carga tributária seja equivalente a uma alíquota de 3% em casos de aquisição no mercado interno e de importação por empresas petrolíferas atuantes no Brasil. Atualmente, as operações interestaduais, por exemplo, têm alíquota de 12%. O texto aprovado desconsidera emendas que propunham elevação do ICMS.

"O projeto é fundamental para manter o Rio no Regime de Recuperação Fiscal e conseguir os R$ 600 milhões de garantias que o Estado precisa apresentar ao conselho do RRF para que não dê parecer pela extinção do regime. Não dá para brincar neste momento", afirmou o deputado Luiz Paulo (PSDB), presidente da comissão de Tributação da Alerj.

continua após publicidade

Especialistas destacam que, além de garantir a continuidade do acordo dos governos estadual e federal, a decisão deve incentivar o investimento no setor. "A aprovação do projeto de lei mantendo a redução do ICMS para a indústria de óleo e gás é salutar pois uma majoração do tributo nos termos propostos nas emendas inviabilizaria os projetos do pré e pós-sal, com consequente fuga de investimentos relevantes no Estado", diz Matheus Piconez, advogado na área de Direito Tributário no escritório Barbosa, Müssnich, Aragão.

Tiago Severini, sócio do Vieira Rezende Advogados, ainda reforça que o desfecho da votação assegura posição de destaque do Rio como principal Estado produtor, e maior arrecadador de ICMS, royalties e participação especial na indústria de petróleo e gás. "Fortalece também a competitividade da indústria nacional, comparativamente aos produtos importados", avalia.

Contato: fernanda.nunes@estadao.com

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Deputados do Rio aprovam benefícios fiscais à indústria de petróleo e gás"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!