MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Demanda de carga aérea sobe 18,4% em janeiro e capacidade cresce 14,6%, diz Iata

A demanda total de carga aérea subiu 18,4% em janeiro de 2024 em relação ao mesmo mês de 2023. O crescimento anual é o maior, em toneladas-quilômetros de carga (CTKs), desde a temporada de verão de 2021, segundo a Associação Internacional de Transporte Aé

Elisa Calmon (via Agência Estado)

·
Escrito por Elisa Calmon (via Agência Estado)
Publicado em 05.03.2024, 12:25:00 Editado em 05.03.2024, 12:31:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A demanda total de carga aérea subiu 18,4% em janeiro de 2024 em relação ao mesmo mês de 2023. O crescimento anual é o maior, em toneladas-quilômetros de carga (CTKs), desde a temporada de verão de 2021, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

continua após publicidade

A capacidade, medida em toneladas-quilômetros de carga disponíveis (ACTKs), aumentou 14,6% em relação a janeiro de 2023. Para operações internacionais, a alta foi de 18,2%.

A Iata atribui isso em grande parte à maior capacidade de "barriga". A capacidade internacional aumentou 25,8% ano contra ano devido à força dos mercados de passageiros.

continua após publicidade

Na América Latina, a demanda subiu 13,4% em janeiro na comparação anual, uma aceleração ante o avanço de 6,4% registrado no mês anterior. A capacidade cresceu 6,6% na região no primeiro mês de 2024 em relação ao mesmo período de 2023.

Para o diretor geral da Iata, Willie Walsh, os resultados gerais representam um forte início de ano. Ele destaca que a expansão do setor de comércio eletrônico ajuda a impulsionar a demanda de carga aérea.

Por outro lado, afirma que o mercado chinês segue no radar. "O contrapeso é a incerteza sobre como se desenrolará a desaceleração econômica da China", diz Walsh.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Demanda de carga aérea sobe 18,4% em janeiro e capacidade cresce 14,6%, diz Iata"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!