MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Decisão sobre precatórios é do STF, mas departamento técnico do BC estudará, diz Campos Neto

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira, 28, que a instituição segue o manual do Fundo Monetário Internacional (FMI) para classificar precatórios como despesa primária e que não tem capacidade de responder po

Thaís Barcellos, Eduardo Rodrigues e Célia Froufe (via Agência Estado)

·
Escrito por Thaís Barcellos, Eduardo Rodrigues e Célia Froufe (via Agência Estado)
Publicado em 28.09.2023, 14:01:00 Editado em 28.09.2023, 14:07:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira, 28, que a instituição segue o manual do Fundo Monetário Internacional (FMI) para classificar precatórios como despesa primária e que não tem capacidade de responder porque o Fundo escolheu essa forma de contabilidade. "A decisão sobre precatórios é do STF, mas o departamento técnico do BC vai estudar", disse.

continua após publicidade

Sobre cartões de crédito, Campos Neto voltou a dizer que vai reunir todos os envolvidos para buscar solução estrutural para o rotativo e que mudanças no parcelado sem juros tiveram muita resistência de vários setores. "A solução é cada um precisar ceder um pouco", repetiu, dizendo que não fazer nada também é um problema.

O diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, disse que o Copom não antecipará mudanças na política monetária em função da introdução da meta contínua. "Trabalhamos com a meta em vigor e não antecipamos uma mudança da política monetária em função da meta contínua. A gente não trata política monetária de forma sazonal."

continua após publicidade

Campos Neto voltou a dizer que é difícil colocar nas atas quais discordâncias são qualitativas ou quantitativas, quais são maiores ou menores durante o Copom. "Pode ser número maior de pequenos debates sobre temas diferentes, mas não dizer que o dissenso é maior. Tem outras reuniões, em que há só um tema", disse. "Em termos de direcionamento, o Copom foi mais unânime nessa reunião que em últimas", reforçou.

O presidente do BC comentou que ainda é cedo para se falar em movimento de cortes menores na Selic. "Há incertezas externas e vamos acompanhar dados até próximo Copom. Está cedo para dizer hoje num movimento de corte menor, mas avaliamos isso em todas as reuniões."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Decisão sobre precatórios é do STF, mas departamento técnico do BC estudará, diz Campos Neto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!