MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Daycoval/Cardoso: Além de subir juro, BC deve rever hiato do produto em função do PIB do 3º tri

Além de aumentar a Selic para 12% na semana que vem, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deverá fazer uma nova reavaliação do hiato do produto em função do PIB do terceiro trimestre mais forte do que o esperado. É o que projeta o Depar

Francisco Carlos de Assis (via Agência Estado)

·
Escrito por Francisco Carlos de Assis (via Agência Estado)
Publicado em 04.12.2024, 21:33:00 Editado em 04.12.2024, 21:40:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Além de aumentar a Selic para 12% na semana que vem, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deverá fazer uma nova reavaliação do hiato do produto em função do PIB do terceiro trimestre mais forte do que o esperado. É o que projeta o Departamento Econômico do Banco Daycoval, segundo seu economista-chefe, Rafael Cardoso.

continua após publicidade

"Este quadro de atividade resiliente, depreciação cambial relevante e piora contínua das expectativas de inflação tem como pano de fundo a elevação das incertezas quanto ao quadro fiscal após o anúncio do pacote de corte gastos mais modesto do que o esperado. Será importante verificar a projeção de inflação do comitê para o horizonte relevante, no segundo trimestre de 2026, que está atualmente em 3,6% e bem distante da meta de 3%", avalia Cardoso.

Quanto ao Copom na semana que vem - o comitê se reúne nos dias 10 e 11 -, de acordo com o economista, há uma grande expectativa em torno tanto da decisão quanto da comunicação a ser adotada. Isto decorre da deterioração do cenário econômico observado desde a última reunião em novembro.

continua após publicidade

"Nossa expectativa é que o comitê acelere novamente o ritmo do juro, agora para 0,75 ponto porcentual, levando a taxa Selic para 12% ao final deste ano. O comitê deve ainda manter o tom duro dando destaques à desancoragem das expectativas de inflação e à necessidade de uma política fiscal crível. Diante deste cenário mais adverso não descartamos a possibilidade de o comitê elevar a taxa de juros para patamar acima do nosso cenário base", concluiu Cardoso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Daycoval/Cardoso: Além de subir juro, BC deve rever hiato do produto em função do PIB do 3º tri"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!