MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Das 9h às 17h desta terça, País teve 1.570 transações com PIX, diz BC

O chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt, afirmou que, das 9 horas às 17 horas desta terça-feira, 3, ocorreram 1.570 transações com o PIX - o sistema brasileiro de pagamento

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.11.2020, 18:11:00 Editado em 04.11.2020, 09:41:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt, afirmou que, das 9 horas às 17 horas desta terça-feira, 3, ocorreram 1.570 transações com o PIX - o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos. O dia foi o primeiro de operações restritas do PIX no Brasil.

continua após publicidade

"Tivemos uma quantidade limitada de ordens neste primeiro dia", comentou Brandt.

Ele afirmou que, até as 17 horas desta terça, o valor médio por transação com o PIX foi de R$ 90.

continua após publicidade

O técnico do BC revelou ainda que mais de 60 milhões de clientes bancários já cadastraram suas chaves para utilização do PIX.

A fase de operação restrita do PIX começou nesta terça para um público seleto e em horários reduzidos. O período será de preparação para o início da operação plena do PIX, marcado para 16 de novembro.

Na operação restrita, as instituições financeiras e de pagamentos, além do próprio BC, poderão colocar em funcionamento todos os sistemas.

continua após publicidade

Entre 3 e 8 de novembro as instituições poderão permitir que de 1% a 5% dos seus clientes comecem a operar o PIX. Entre 9 e 15 de novembro, as instituições poderão elevar gradativamente o porcentual de clientes que podem fazer o PIX. Às 9 horas do dia 16, começa a fase plena do sistema e, a partir daí, todos os clientes cadastrados poderão operar.

Em coletiva virtual de imprensa, o chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Ângelo Duarte, afirmou que todos os sistemas do Banco Central para o PIX operaram nesta terça de "forma satisfatória, sem intercorrências".

Segundo ele, algumas instituições chegaram a enfrentar percalços técnicos no início das atividades, o que era esperado. "Vários dos problemas foram sendo sanados pelas instituições ao longo do dia", disse. "As instituições têm inicialmente alocado em torno de 1% (nas operações do PIX). Este número vai crescer", acrescentou Duarte.

A partir do dia 16 de novembro, o PIX permitirá transferências e pagamentos, de forma instantânea, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Das 9h às 17h desta terça, País teve 1.570 transações com PIX, diz BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!