MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Damaso: Impacto do Open Finance, diferente do Pix, é difícil de mensurar

O diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, afirmou há pouco que o impacto do Open Finance, diferente do Pix, é difícil de mensurar."Ainda não fizemos uma avaliação em termos de volume de operações de crédito, mas observamos uma melhor entrega

Marianna Gualter e Aramis Merki II (via Agência Estado)

·
Escrito por Marianna Gualter e Aramis Merki II (via Agência Estado)
Publicado em 04.04.2024, 19:52:00 Editado em 04.04.2024, 19:59:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, afirmou há pouco que o impacto do Open Finance, diferente do Pix, é difícil de mensurar.

continua após publicidade

"Ainda não fizemos uma avaliação em termos de volume de operações de crédito, mas observamos uma melhor entrega de valor para o cliente", ponderou. "O grande desafio em termos do Open Finance é que ele fica escondido", disse Damaso.

O diretor aventou que é possível que o BC pense, no futuro, em como exigir algum retorno nessa linha das instituições, mas que ele não existe no momento. "Daqui cinco a dez anos, muita coisa vai mudar no sistema financeiro em prol do consumidor e muito será por causa do Open Finance, mas ele não vai dar a cara que aquilo foi fruto dele."

continua após publicidade

Mercado do Banking as a Service (BaaS) já é fato, está em várias etapas consolidado

Damaso afirmou que o mercado do Banking-as-a-Service (BaaS) já é um fato e está em várias etapas consolidado. O BaaS é uma relação de parcerias entre instituições financeiras e não-financeiras para a oferta de produtos e serviços financeiros

"Não estamos falando de abrir portas, estamos falando de algo que é importante trazer pela regulação, para a sinergia dos participantes crescer com mais segurança", disse em painel do Uqbar Experience 2024.

continua após publicidade

Damaso defendeu que o estabelecimento de regras muitas vezes é benéfico para as próprias instituições financeiras, ajudando-as a lidar com diversos riscos, como de imagem, crédito e operacional.

O diretor do BC participou de painel no Uqbar Experience 2024.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Damaso: Impacto do Open Finance, diferente do Pix, é difícil de mensurar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!