MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Dada magnitude do choque de inflação, 'pouso suave' ainda não é garantido, diz Lagarde, do BCE

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, alertou que, dada a magnitude do choque de inflação na zona do euro, é cedo para concluir que a região alcançou um "pouso suave" - fenômeno que descreve o controle dos preços sem um impacto s

André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 01.07.2024, 17:20:00 Editado em 01.07.2024, 17:26:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, alertou que, dada a magnitude do choque de inflação na zona do euro, é cedo para concluir que a região alcançou um "pouso suave" - fenômeno que descreve o controle dos preços sem um impacto significativo na inflação.

continua após publicidade

Na abertura do fórum do BCE em Sintra, Portugal, Lagarde lembrou que a política monetária restritiva ajudou a conter a inflação, mas também prejudicou o crescimento econômico. "As taxas de juro subiram de forma constante e permaneceram elevadas enquanto a economia estagnava durante cinco trimestres consecutivos", lembrou.

Vigilantes

continua após publicidade

A presidente do BCE Christine Lagarde, reconheceu o significativo arrefecimento da inflação na zona do euro, mas avisou que o trabalho da autoridade monetária para conter os preços ainda não acabou. "Precisamos permanecer vigilantes", afirmou.

Lagarde ressaltou que ainda há uma série de riscos ascendentes à trajetória inflacionária. Em particular, citou dúvidas sobre a evolução de lucros, salários e produtividade, além da possibilidade novos choques de oferta. Para ela, o BCE deve demorar mais algum tempo para reunir informações suficientes que determinem que o episódio de inflação já terminou.

De qualquer forma, a dirigente avalia que o mercado de trabalho forte fornece espaço para paciência enquanto a autoridade monetária reúne mais informações. Ainda assim, as perspectivas para o crescimento econômico permanecem incertas, diz. "Tudo isto sustenta a nossa determinação de sermos dependentes dos dados e de tomarmos as nossas decisões políticas reunião por reunião", comentou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Dada magnitude do choque de inflação, 'pouso suave' ainda não é garantido, diz Lagarde, do BCE"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!