MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Custo de financiamento da dívida já se reduziu com avanço da tributária, diz Ceron

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, destacou nesta terça-feira, 22, que a discussão da reforma tributária, mesmo sem sua aprovação final, já reduziu o custo de financiamento da dívida pública por meio da redução dos prêmios na curva de juros

Thaís Barcellos e Eduardo Rodrigues (via Agência Estado)

·
Escrito por Thaís Barcellos e Eduardo Rodrigues (via Agência Estado)
Publicado em 22.08.2023, 18:04:00 Editado em 22.08.2023, 18:10:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, destacou nesta terça-feira, 22, que a discussão da reforma tributária, mesmo sem sua aprovação final, já reduziu o custo de financiamento da dívida pública por meio da redução dos prêmios na curva de juros futuros. A reforma foi aprovada na Câmara e agora está sendo debatida no Senado.

continua após publicidade

"Os efeitos não são só futuros, ao imediatos, porque estamos conseguindo avançar em reformas importantes para o País", disse Ceron, lembrando que a tramitação do novo marco fiscal deve ser encerrada nesta data.

A declaração foi dada durante o 1º Seminário Avaliação e Melhoria do Gasto Público, organizado pelo Ministério do Planejamento.

continua após publicidade

Segundo Ceron, a economia com o fechamento "significativo" da curva de juros, de mais de 1 ponto porcentual na ponta mais longas, é de centenas de bilhões de reais. "Até a votação final da reforma tributária, teremos mais efeitos positivos na dívida. A reforma tributária muda um conjunto grande de expectativas com ganhos imediatos para fiscal."

Efetivamente, no médio e longo prazo, a reforma tributária vai ajudar a gestão fiscal, segundo Ceron, porque vai mexer com alocação de investimentos e gerar ganhos de produtividade. "Consequentemente melhora as expectativas de crescimento futuro. Com o País crescendo mais, arrecadação sobe junto e então temos cenário fiscal mais saudável e também da dívida pública."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Custo de financiamento da dívida já se reduziu com avanço da tributária, diz Ceron"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!