Cúpula dos Brics diz apoiar processo de expansão do número de membros do NDB - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Economia

Cúpula dos Brics diz apoiar processo de expansão do número de membros do NDB

Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O comunicado da 12ª reunião de cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que foi realizada nesta terça-feira, 17, sob a presidência russa, defendeu que a expansão do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês e conhecido como Banco dos Brics) seja gradual e equilibrada em termos geográficos. O documento foi divulgado oficialmente no fim da manhã, mas o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) teve acesso a alguns de seus trechos um pouco mais cedo.

"Apoiamos o processo de expansão de membros do NDB com base em decisões relevantes do Conselho de Governadores do NDB. Isso fortalecerá o papel do NDB como uma instituição financeira de desenvolvimento global e contribuirá ainda mais para a mobilização de recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos Estados membros do Banco", trouxe a declaração. "O processo de expansão deve ser gradual e equilibrado em termos de representação geográfica de seus membros, bem como apoiar os objetivos do NDB de atingir a mais alta classificação de crédito e desenvolvimento institucional possível", continuou.

Um pouco antes, durante a reunião, o presidente do Banco dos Brics, o brasileiro Marcos Troyjo, falou para os líderes que a instituição conta com 65 projetos que somam US$ 21 bilhões. "Até o final deste ano, esperamos que as aprovações atinjam US$ 26 bilhões", previu ele, que tomou posse como comandante da entidade em julho.

Segundo Troyjo, sua gestão tem procurado equilibrar o portfólio do NDB entre os países membros. "Estamos aí para apoiar os principais projetos de infraestrutura nos Brics. Logística, desenvolvimento urbano, água e saneamento, energia - as necessidades básicas de desenvolvimento estão todas dentro do nosso escopo", citou, acrescentando que existe uma "imensa lacuna de infraestrutura" a ser superada nesses cinco países.

O ex-secretário especial de Comércio Exterior do Ministério da Economia também salientou que o NDB possui hoje a mais alta classificação de crédito atribuída a bancos multilaterais estabelecidos exclusivamente por economias emergentes. "Estamos comprometidos em fornecer taxas de empréstimo competitivas e nossa estrutura organizacional enxuta e o uso eficiente de recursos nos ajudam a atingir esse objetivo."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Cúpula dos Brics diz apoiar processo de expansão do número de membros do NDB"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.