MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Criptomoedas se estabilizaram e stablecoin continua a crescer, avalia Campos Neto

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, traçou caminhos diferentes percorridos pelas criptomoedas e stablecoins durante evento "Digitalização da Economia: agenda de inovação do Banco Central do Brasil", organizado pela Casa Jota. De acordo com

Célia Froufe e Eduardo Laguna (via Agência Estado)

·
Escrito por Célia Froufe e Eduardo Laguna (via Agência Estado)
Publicado em 05.12.2023, 14:07:00 Editado em 05.12.2023, 20:07:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, traçou caminhos diferentes percorridos pelas criptomoedas e stablecoins durante evento "Digitalização da Economia: agenda de inovação do Banco Central do Brasil", organizado pela Casa Jota. De acordo com ele, as criptomoedas haviam se expandido muito e, com mais ênfase no último ano, em termos de emissão, se estabilizaram, com um crescimento bem mais lento.

continua após publicidade

"No stablecoin, não. Você vê um crescimento muito grande, muito acelerado. Em grande parte do mundo emergente está crescendo muito", salientou o presidente do BC.

Campos Neto lembrou que stablecoins são uma espécie de criptomoedas que, em tese, têm lastro em alguma moeda, mas que 99% delas estão ligadas ao dólar. "São uma forma de ter um dólar eletrônico, vamos dizer assim." As stablecoins, continuou, estão substituindo, ou ao menos facilitando, o acesso das pessoas a terem contas em dólar. Têm funcionado, conforme o presidente do BC, como uma reserva de valor.

continua após publicidade

Ele salientou, porém, que é preciso verificar se determinadas stablecoins são realmente estáveis. Por isso, defendeu a existência de uma regulação "mais incisiva" no segmento. "Entendemos que é preciso ter segregação de contas e segregação de lastro", afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Criptomoedas se estabilizaram e stablecoin continua a crescer, avalia Campos Neto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!