MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Cresce para 77% número de empresas com alta de vendas e encomendas, diz Abinee

Sondagem de conjuntura realizada em abril pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) mostra elevação de 70% para 77% no número de entrevistados que citaram crescimento nas vendas e encomendas em comparação com o igual período d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.05.2021, 16:58:00 Editado em 19.05.2021, 17:03:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Sondagem de conjuntura realizada em abril pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) mostra elevação de 70% para 77% no número de entrevistados que citaram crescimento nas vendas e encomendas em comparação com o igual período do ano passado. Concomitantemente a isso, as indicações de retração caíram de 18% para 11%.

continua após publicidade

Segundo a Abinee, os resultados obtidos em relação ao mês de abril de 2020 contaram com uma base fraca de comparação. A associação lembra que abril e maio de 2020 foram os meses que apontaram os piores resultados do ano devido aos efeitos da pandemia de covid-19.

Ao verificar as vendas/encomendas em abril de 2021 em relação ao mês imediatamente anterior, nota-se redução no porcentual de empresas que relataram crescimento, passando de 58% para 36% e aumento de 15% para 34% nas indicações de queda. Mesmo assim, a maior parte das entrevistadas registrou negócios conforme (47%) ou acima (27%) do esperado.

continua após publicidade

"Ainda que com cautela e mesmo com uma série de dificuldades que a indústria vem enfrentando, principalmente no que se refere à aquisição de componentes e matérias-primas, as perspectivas continuam otimistas. Os empresários do setor esperam que a retomada da atividade permaneça nos próximos meses", afirmam os economistas da Abinee.

Para 2021, 86% das empresas entrevistadas projetam crescimento em comparação a 2020. Esse foi o maior porcentual apontando desde o início dessa pergunta na sondagem realizada em setembro do ano passado. Ainda para este ano, 13% esperam estabilidade e apenas 1% estão prevendo queda.

Emprego

continua após publicidade

Foi favorável a elevação de 19% para 22% no número de empresas que aumentaram seus quadros de funcionários. Destaca-se que esse foi o maior porcentual deste ano. Notou-se também diminuição de 10% para 8% no total das pesquisadas que citaram redução no número de empregados.

Conforme dados do Novo Caged, o nível de emprego da indústria eletroeletrônica aumentou em 2.285 postos de trabalho no mês de março de 2021, alcançando 259,3 mil trabalhadores.

Esse resultado é o saldo do nível de emprego do setor, ou seja, a diferença entre admissões e desligamentos. Destaca-se que essa foi a terceira elevação consecutiva, acumulando incremento de 11,2 mil vagas de trabalho ao comparar com dezembro do ano passado (248,1 mil).

A Abinee ressalta que, com exceção do mês de dezembro de 2020, o nível de emprego da indústria eletroeletrônica vem aumentando desde junho do ano passado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Cresce para 77% número de empresas com alta de vendas e encomendas, diz Abinee"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!