MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Cresce interesse e demanda por informações ESG no mercado, mostra estudo da CVM

O crescente interesse de investidores e financiadores sobre políticas de responsabilidade social e o aumento da demanda por informações mais consistentes, comparáveis e úteis foi verificado por estudo da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre prática

Vinicius Neder (via Agência Estado)

·
Escrito por Vinicius Neder (via Agência Estado)
Publicado em 26.05.2022, 11:31:00 Editado em 26.05.2022, 11:34:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O crescente interesse de investidores e financiadores sobre políticas de responsabilidade social e o aumento da demanda por informações mais consistentes, comparáveis e úteis foi verificado por estudo da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre práticas ambientais, sociais e de governança (ASG, ou ESG, na sigla em inglês), lançado nesta quinta-feira, 26.

continua após publicidade

Partindo de uma pesquisa feita com investidores do mercado nacional em novembro do ano passado e do levantamento das ações recentes sobre o tema de órgãos reguladores de países como Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, o estudo servirá de "subsídio importante para futuras reflexões da Autarquia a respeito da transparência de informações ASG divulgadas no mercado de valores mobiliários brasileiro", diz comunicado divulgado pela CVM.

Na pesquisa de novembro, o órgão regulador do mercado de capitais nacional já havia verificado a "falta de padronização das informações ASG divulgadas de forma voluntária e sua confiabilidade" como maior preocupação de empresas e investidores. Agora, o estudo que "os riscos não-financeiros estão sendo cada vez mais considerados por investidores em seus processos de tomada de decisão".

continua após publicidade

Em relação à comparação com os reguladores de outros países, que deverá ser levada em conta na hora de a CVM desenhar normas sobre as práticas ESG, o estudo constatou que os países pesquisados, além da União Europeia, caminham para ter uma regulação "mais abrangente sobre reportes".

Lá fora, o foco maior tem sido em relação às mudanças climáticas. Também foi observado que, nesses países, a regulação sobre as práticas ESG no mercado de capitais tende a ser feita de forma "incremental", com avanços ao longo do tempo, e não por meio de marcos legais aprovados de uma vez.

O estudo "A agenda ASG e o mercado de capitais: uma análise das iniciativas em andamento, os desafios e oportunidades para futuras reflexões da CVM" foi realizado pela Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA) da autarquia federal. O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) colaborou na elaboração do comparativo internacional.

O estudo completo pode ser acessado no seguinte endereço na internet: https://www.gov.br/cvm/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/estudos/a-agenda-asg-e-o-mercado-de-capitais.pdf

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Cresce interesse e demanda por informações ESG no mercado, mostra estudo da CVM"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!