Dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC da Grécia, Yannis Stournaras afirmou que um corte de 25 pontos-base em dezembro parece ser a "resposta certa" para o progresso recente da inflação na zona do euro, em entrevista à Bloomberg TV. O dirigente também defendeu reduzir os juros em reuniões consecutivas, se a economia permanecer no estado atual.
"Acredito que sim, deveríamos ter cortes em toda reunião a partir de agora até atingir o nível neutro dos juros. É um conceito abstrato, mas estimativas sugerem que este nível seria em torno de 2%", disse Stournaras.
No entanto, o dirigente ponderou que ainda é cedo para definir os próximos passos após dezembro, tendo em vista que o banco central precisa avaliar a reação dos mercados, desempenho da economia doméstica e o que pares - como o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) - vão fazer em suas respectivas economias.
Stournaras evitou comentar sobre impactos de tarifas propostas pelo presidente eleito Donald Trump nos EUA, mas defendeu que, se algum país impor tarifas contra a União Europeia (UE), o bloco deve retaliar.
Deixe seu comentário sobre: "Corte de juros de 25 pontos-base em dezembro parece ser 'resposta certa', diz dirigente do BCE"