MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Copom tem plano de voo para inflação convergir (para meta) em 2022, diz Kanczuk

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, reforçou nesta quarta-feira (13) que o Comitê de Política Monetária (Copom) tem um plano de voo para inflação convergir em 2022, em meio a questionamento do mercado financeiro sobre se haver

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.10.2021, 10:10:00 Editado em 13.10.2021, 10:16:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, reforçou nesta quarta-feira (13) que o Comitê de Política Monetária (Copom) tem um plano de voo para inflação convergir em 2022, em meio a questionamento do mercado financeiro sobre se haverá tempo necessário para o cumprimento da meta no ano que vem, especialmente sem "matar" o crescimento econômico.

continua após publicidade

No último Boletim Focus, a mediana para o IPCA de 2022 chegou a 4,17%, distanciando-se do centro da meta de 3,50%. Segundo o diretor do BC, a discussão mais importante de política monetária é o horizonte relevante. "Olhamos 1 ano e meio à frente, metade 2022 e metade 2023."

Mas ele completou que horizonte relevante é uma diretriz, mas deve ter alguma flexibilidade. Com a inflação alta, em 10% em 12 meses, Kanczuk há mais incerteza sobre inércia, por exemplo. "Queremos fazer 2022 como foco, se não tenho 2022 certo, não tenho 2023 certo. Estamos mais preocupados com 2022. É 2022 que estamos olhando. No balanço entre suavizar e olhar para 2022 e convergência. Estamos olhando mais para 2022 do que usual suavização do ciclo", disse, citando as frequentes surpresas de alta do IPCA.

continua após publicidade

Kanczuk ainda admitiu que há risco de a inflação ficar mais baixa no futuro. "Se subirmos muito a Selic, inflação em 2023 deve ser menor", disse. "Mas agora vamos ter certeza que a inflação de 2022 vai convergir para meta", completou, em outro momento, sobre o plano de voo.

Kanczuk destacou que a expectativa do Copom é de que os preços de petróleo devem cair em algum momento, mas ele admitiu que há meses que há expectativa de queda de commodities, mas não aconteceu. "Pode ser que as commodities sigam subindo nos próximos seis meses, mas depois, em, 12 meses, devem cair", afirmou. Kanczuk participa de evento do HSBC.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Copom tem plano de voo para inflação convergir (para meta) em 2022, diz Kanczuk"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!