MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Copom se reúne hoje, em meio à indefinição sobre o pacote de cortes de gastos do governo

O Comitê de Política Monetária (Copom) dá início nesta terça-feira, 5, à reunião que definirá a taxa Selic, em meio à disparada da percepção de risco fiscal e à indefinição sobre o pacote de corte de gastos do governo. Conforme a pesquisa Projeções Broadc

Cícero Cotrim (via Agência Estado)

·
Escrito por Cícero Cotrim (via Agência Estado)
Publicado em 05.11.2024, 08:43:00 Editado em 05.11.2024, 08:48:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Comitê de Política Monetária (Copom) dá início nesta terça-feira, 5, à reunião que definirá a taxa Selic, em meio à disparada da percepção de risco fiscal e à indefinição sobre o pacote de corte de gastos do governo. Conforme a pesquisa Projeções Broadcast, é praticamente unânime no mercado a expectativa pela aceleração do ritmo de aperto dos juros, de 0,25 ponto porcentual para 0,50 ponto porcentual, levando a taxa a 11,25% ao ano.

continua após publicidade

Nas últimas declarações públicas antes do período de silêncio, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e diretores da autarquia enfatizaram que a incerteza fiscal tem adicionado prêmios aos ativos e às expectativas. Um "choque fiscal positivo", entendido pelo mercado como uma medida estrutural para garantir a sustentabilidade das contas públicas, seria necessário para permitir juros menores, disseram.

Ao que tudo indica, esse choque dificilmente virá antes da decisão. Na noite de ontem, após uma reunião entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento), Esther Dweck (Gestão), Nísia Trindade (Saúde), Luiz Marinho (Trabalho) e Camilo Santana (Educação), a Fazenda informou em nota que o quadro fiscal do País foi "apresentado e compreendido".

continua após publicidade

Hoje, outros ministros serão chamados pela Casa Civil para que possam opinar, segundo a pasta.

Enquanto a indefinição permanece, a tendência é de que o Copom endureça o tom sobre a política fiscal no seu comunicado. As projeções do mercado já indicam que a taxa Selic terá de subir até 12,50% no fim do ciclo. Mesmo assim, os economistas continuam aumentando as suas projeções para a inflação no horizonte relevante.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Copom se reúne hoje, em meio à indefinição sobre o pacote de cortes de gastos do governo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!