MAIS LIDAS
VER TODOS

Privatização

Copel conclui processo de transformação em corporação

Mudança faz com que companhia não precise mais seguir 'Lei das estatais'

Júlia Pestana (via Agência Estado)

·
Copel comunicou a conclusão do processo de privatização
Icone Camera Foto por Divulgação
Copel comunicou a conclusão do processo de privatização
Escrito por Júlia Pestana (via Agência Estado)
Publicado em 12.08.2023, 17:45:00 Editado em 12.08.2023, 18:25:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Copel comunicou na sexta-feira, 11, a conclusão do processo de transformação da companhia em uma corporação, sem acionista controlador. A reforma no estatuto social da empresa a fim de permitir essa transformação tinha sido antecipada pelo Estadão/Broadcast.

continua após publicidade

A conclusão, segundo a empresa, ocorreu diante da liquidação financeira de oferta base secundária de ações de titularidade do Estado do Paraná e da oferta base primária de novas ações da Copel.

Assim, o Estado do Paraná reduziu participação nas ações com direito de voto de 69,66% para cerca de 32,32%, de modo que a Copel deixou de ser sociedade de economia mista integrante da administração pública indireta do Paraná e de se sujeitar às disposições previstas na Lei das Estatais.

continua após publicidade

Além disso, a companhia diz que, caso seja exercida a opção de colocação do lote suplementar equivalente a até 15% da oferta base, a participação do Estado do Paraná nas ações com direito a voto poderá ser reduzida, ainda, para até 26,96%.

Por meio de comunicado, a Copel reitera que as deliberações tomadas na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) de 10 de julho produzem "efeito imediato".

A empresa reforça a criação e emissão de Golden Share (ação preferencial de classe especial) de titularidade do Estado do Paraná e a criação de um limite para que nenhum acionista ou grupo tenha mais que 10% do total de ações com direito a voto em cada deliberação.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Copel conclui processo de transformação em corporação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!