MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Coordenação de CBDCs é importante para pagamentos transnacionais, diz Campos Neto

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou novamente nesta segunda-feira, 18, a importância da interoperabilidade entre moedas digitais (CBDCs) de diversos países para possibilitar o seu uso em transferências internacionais. Segundo ele,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.04.2022, 17:08:00 Editado em 18.04.2022, 17:17:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou novamente nesta segunda-feira, 18, a importância da interoperabilidade entre moedas digitais (CBDCs) de diversos países para possibilitar o seu uso em transferências internacionais. Segundo ele, esse é o principal desafio para as moedas digitais em estudo pelos Bancos Centrais.

continua após publicidade

"Os modelos e tecnologias desenvolvidos para CBDCs são diferentes entre os países, e uma coordenação entre os BCs é importante para possibilitar pagamentos transnacionais. Isso só funciona se for rápido e seguro, ou não será melhor que o sistema de criptomoedas", afirmou ele, em evento virtual sobre moedas digitais, organizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Campos Neto lembrou que o Brasil tem se movido para uma moeda mais conversível. "Mas precisamos de uma solução de pagamentos transnacionais nos próximos anos, ou ela será encontrada por setor privado se não a encontrarmos. Essas coisas estão acelerando muito rápido", alertou.

continua após publicidade

O presidente do Banco Central disse ainda que os debates atuais tendem a focar muito nos valores de criptoativos e pouco no "network" e nos protocolos que estão sendo criados para o uso desses ativos. "O que sabemos com certeza é que não sabemos como a intermediação financeira se parecerá daqui a 3 ou 4 anos. O desafio é identificar as tendências e entender como o Banco Central atuará", afirmou.

Para Campos Neto, a questão real não é se o uso de criptos será necessário ou não, mas como a autoridades monetárias podem regular algo não linear e exponencial. "Em 2019 começamos a identificar algumas tendências, como a verticalização dos processos de vendas, conteúdo, mensagens e pagamentos. Começamos a ver uma corrida por dados, com um grande movimento de inserção de inteligência artificial na intermediação financeira", repetiu. "No Brasil, começamos com o Pix e a moeda digital (CBDC) vai ter outro papel. E os criptoativos terão outra parte", completou.

No mesmo evento que contou com a participação de Campos Neto, a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, afirmou que a instituição "tem expandido de modo significativo" seu trabalho na frente do dinheiro digital.

continua após publicidade

Ela disse que uma das questões em foco do FMI neste momento é a interoperabilidade. "Como as moedas digitais dos bancos centrais podem se comunicar umas coisas outras?", apontou, defendendo que se evite a fragmentação e se apoie a cooperação.

Outro ponto importante é a regulação e como ela pode ser ágil e se adaptar às mudanças. Segundo ela, é crucial haver a capacidade de "seguir o dinheiro digital" para identificar eventuais problemas.

Kristalina Georgieva ainda defendeu a importância de se reforçar as capacidades de enfrentar ataques cibernéticos, nesse contexto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Coordenação de CBDCs é importante para pagamentos transnacionais, diz Campos Neto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!