MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Consumo de energia elétrica no País sobe 0,6% em janeiro, com impulso da indústria, diz EPE

O consumo de energia elétrica no País alcançou em janeiro 47.143 gigawatts-hora (GWh), alta de 0,6% em relação a janeiro de 2024, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Dentre as classes de consumo, o destaque foi a indústria, que apresent

Luciana Collet (via Agência Estado)

·
Escrito por Luciana Collet (via Agência Estado)
Publicado em 01.03.2025, 17:35:00 Editado em 01.03.2025, 17:41:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O consumo de energia elétrica no País alcançou em janeiro 47.143 gigawatts-hora (GWh), alta de 0,6% em relação a janeiro de 2024, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Dentre as classes de consumo, o destaque foi a indústria, que apresentou um aumento de 3% em janeiro de 2025, alcançando 15.985 GWh, no maior volume para o mês de janeiro de toda a série histórica.

continua após publicidade

Dentre os dez setores industriais mais eletrointensivos, oito registraram crescimento do consumo. O automotivo liderou o ranking, com alta de 9,7%, em linha com a produção de veículos, que cresceu 15,1% em janeiro. Na sequência aparece a metalurgia, que ampliou sua demanda de eletricidade em 4,8%, puxado pela produção de alumínio; a fabricação de produtos de borracha e material plástico (com alta de 4,1%); produtos alimentícios (+3,9%); produtos de minerais não metálicos (+3,8%); extração de minerais metálicos (+3,6%), e setor têxtil (+3,3%). O setor químico consumiu 2% mais em janeiro, abaixo da média da indústria no período, enquanto a produção de papel e celulose manteve-se estável (-0,1%). Já produtos de metal apresentou queda de 1,1%.

A classe residencial também registrou crescimento do consumo de eletricidade: foram 15.637 GWh, o que corresponde a um aumento de 1,4% em comparação com janeiro de 2024. A alta interrompeu o movimento de queda observado no mês anterior. Para a EPE, entre os principais fatores que podem ter contribuído para o maior consumo das residências está a expansão de 2,3% no número de consumidores residenciais e a melhoria nas condições de emprego e renda no País. A alta foi concentrada nas regiões Sudeste (+2,4%) e Nordeste (+2,2%).

continua após publicidade

Na classe comercial, houve diminuição de 1,7% no consumo de energia elétrica em janeiro, frente o mesmo mês do ano passado, para 8.793 GWh. A EPE destacou que a retração representa uma desaceleração em relação à queda observada no mês anterior. De acordo com a instituição, o recuo estaria relacionado à ocorrência de temperaturas mais amenas em comparação a janeiro de 2024.

Ambiente de Contratação

O mercado livre de energia, em que o consumidor escolhe seu fornecedor de eletricidade, representou 43,2% do consumo nacional, ou 20.374 Gwh. A demanda aumentou 9,7% em janeiro, na comparação anual, enquanto o número de consumidores cresceu de 64,5% no período.

continua após publicidade

Já o mercado regulado, atendido pelas distribuidoras, correspondeu a 56,8% do consumo brasileiro, ou 26.769 GWh, com queda de 5,3% na demanda e alta de 1,8% no número de consumidores frente janeiro do ano passado.

"O movimento de migração de consumidores cativos para o mercado livre permanece intenso após abertura para todos os consumidores do grupo A em janeiro de 2024", afirma a EPE em sua resenha mensal. A instituição citou dados da Agência Nacional de Energia Elétrica, segundo os quais quase 28 mil consumidores migraram para o Ambiente de Contratação Livre (ACL) em 2024, com previsão de mais 14 mil migrações em 2025.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Consumo de energia elétrica no País sobe 0,6% em janeiro, com impulso da indústria, diz EPE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!