MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Consórcio Smart Lux vence leilão e operará PPP de iluminação pública de Nova Lima

Em leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) nesta sexta-feira, 4, o Consórcio Smart Lux foi o vencedor do certame para a parceria público-privada (PPP) de iluminação pública de Nova Lima (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pelos

Antonio Temóteo (via Agência Estado)

·
Escrito por Antonio Temóteo (via Agência Estado)
Publicado em 04.11.2022, 18:16:00 Editado em 04.11.2022, 18:22:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) nesta sexta-feira, 4, o Consórcio Smart Lux foi o vencedor do certame para a parceria público-privada (PPP) de iluminação pública de Nova Lima (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pelos próximos 13 anos. O grupo ofereceu um deságio de 56,19% sobre o valor inicial do leilão. Ao todo, cinco propostas foram feitas.

continua após publicidade

O projeto faz parte de uma parceria entre a Caixa, a prefeitura de Nova Lima e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e vai beneficiar uma população de cerca de 97 mil pessoas. O banco público foi contratado pelo município para a estruturação do projeto.

A PPP prevê a instalação de mais de 9 mil pontos de iluminação. Com isso, o município, que hoje conta com 19 mil pontos de iluminação, passará a ter 28 mil ao final do projeto, o que representa um aumento de 47%. A PPP também promoverá a modernização e a troca das atuais lâmpadas por LED nos dois primeiros anos de vigência do contrato. Com essa substituição, a previsão é que haja redução do consumo de energia do município em mais de 50%.

continua após publicidade

Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), após estruturar 10 projetos de iluminação pública já leiloados por meio de PPPs, a Caixa espera receber pelo menos outros 100 pedidos de municípios e consórcios interessados em modernizar os parques de iluminação. Os entes da federação interessados têm até 11 de novembro para realizar as inscrições para que o banco público faça a modelagem.

A vice-presidente de Governo da Caixa, Tatiana Thomé de Oliveira, afirmou que municípios com mais de 80 mil habitantes e consórcios intermunicipais com população somada superior a 100 mil habitantes podem se inscrever. Segundo ela, a Caixa estruturará os projetos, sem custo para as prefeituras, com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos (FEP).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Consórcio Smart Lux vence leilão e operará PPP de iluminação pública de Nova Lima"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!