MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Conselho do FMI aprova reformas para apoiar recuperação de países pobres

O Fundo Monetário Internacional (FMI) informa em comunicado nesta quinta-feira que seu conselho executivo aprovou no dia 14 reformas com o intuito de garantir que o Fundo possa ajudar de modo flexível países de renda baixa em suas necessidades de financia

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.07.2021, 13:39:00 Editado em 22.07.2021, 13:44:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Fundo Monetário Internacional (FMI) informa em comunicado nesta quinta-feira que seu conselho executivo aprovou no dia 14 reformas com o intuito de garantir que o Fundo possa ajudar de modo flexível países de renda baixa em suas necessidades de financiamento, durante a pandemia da covid-19 e na sua recuperação - enquanto continua a prover empréstimos sob condições a juro zero. O cerne das reformas aprovadas foi um aumento de 45% nos limites normais ao acesso para financiamento sob condições, ao lado da eliminação de "limites duros" sobre o acesso para os países mais pobres, diz o FMI.

continua após publicidade

O conselho executivo também aprovou uma estratégia de financiamento em dois estágios para cobrir o custo de empréstimos sob condições relacionados à pandemia e apoiar a sustentabilidade do "Poverty Reduction and Growth Trust" (PRGT).

Segundo o FMI, houve um aumento "dramático" em seus empréstimos em 2020, de oito vezes a média dos níveis do período 2017-2019, e eles deve continuar em patamar elevado durante vários anos, conforme os países de baixa renda buscam apoio financeiro para ajudar na resposta e na recuperação da pandemia. O grosso dessa ajuda financeira futura deve vir de acordos de empréstimos de vários anos, uma mudança em comparação com 2020, quando a maioria da assistência veio por meio de instrumentos de financiamento emergencial do Fundo, explica.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Conselho do FMI aprova reformas para apoiar recuperação de países pobres"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!