Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Congresso aprova texto-base da LDO 2026 em votação simbólica; parlamentares votam destaque

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Congresso Nacional aprovou no período da tarde desta quinta-feira, 4, por votação simbólica e com um plenário esvaziado, o substitutivo do relator Gervásio Maia (PSB-PB) para o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 (LDO 2026). Os parlamentares passaram na sequência a analisar um destaque apresentado pelo partido Novo para retirar, da proposta, a correção do Fundo Partidário, conforme regras do arcabouço fiscal, desde 2016.

O texto aprovado é essencialmente o que foi chancelado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) na noite da quarta-feira, 3.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Houve apenas três modificações apresentadas por Gervásio, uma a pedido do governo federal e duas após um acordo com a oposição.

Assim, foram incluídos na proposta um dispositivo para não considerar até R$ 10 bilhões em despesas de estatais na meta de déficit primário, com vistas a evitar contingenciamentos em razão de casos como o dos Correios; e outro para vedar, em 2026, a ampliação, prorrogação ou extensão do gasto, assim como a criação de novas despesas obrigatórias e de quaisquer espécies de fundos para financiamento de políticas públicas.

Além disso, foi retirada a possibilidade de compensações entre as metas de resultado primário do governo federal e das estatais ao longo do ano que vem. Na prática, a retirada altera a flexibilidade do governo para fazer ajustes nas metas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline