MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Confiança empresarial sobe 5,8 pontos em agosto ante julho, diz prévia da FGV

Passado o forte abalo inicial provocado pela pandemia do novo coronavírus, a confiança de empresários manteve a tendência de melhora em agosto, mas os consumidores não acompanharam essa evolução, segundo a divulgação extraordinária de uma prévia das sonda

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.08.2020, 08:59:00 Editado em 15.08.2020, 20:17:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Passado o forte abalo inicial provocado pela pandemia do novo coronavírus, a confiança de empresários manteve a tendência de melhora em agosto, mas os consumidores não acompanharam essa evolução, segundo a divulgação extraordinária de uma prévia das sondagens de confiança apuradas pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

continua após publicidade

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 5,8 pontos na prévia de agosto ante o resultado fechado do mês de julho, para 93,3 pontos. Já o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 3,0 pontos, para 75,8 pontos.

Os números informados têm como base dados coletados até o dia 13 de agosto.

continua após publicidade

"Os resultados prévios de agosto sugerem continuidade do caminho de recuperação da confiança empresarial, que está apenas 2,7 pontos abaixo do patamar de fevereiro, e queda da confiança dos consumidores, que se encontra 12 pontos abaixo do período pré-pandemia, que já era baixo em termos históricos. A recuperação da confiança empresarial não tem sido homogênea entre os setores, sendo mais consistente na indústria e no comércio que nos serviços e na construção. O cenário de retomada deve se manter nos próximos meses, agora em ritmo mais gradual, principalmente em função da cautela dos consumidores e pelo nível de incerteza que se mantém elevado", avaliou Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Entre os consumidores, o Índice de Situação Atual (ISA-C) permaneceu em 71,0 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-C) encolheu 5,1 pontos para, 80,0 pontos.

No Índice de Confiança Empresarial (ICE) - que consolida os indicadores de confiança da Indústria, Serviços, Comércio e Construção -, o Índice de Situação Atual dos Empresários (ISA-E) subiu 8,0 pontos, para 87,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativas Empresarial (IE-E) cresceu 4,8 pontos, para 90,4 pontos.

continua após publicidade

Todos os setores tiveram melhora na confiança em agosto, com destaque para a alta de 10,2 pontos do Comércio, para o nível de 96,3 pontos, recuperando 90,9% das perdas registradas em março e abril.

A confiança da Indústria subiu 8,8 pontos em agosto, para 98,6 pontos, recuperando 93,5% da perda provocada pela pandemia.

A confiança do setor de Serviços cresceu 3,6 pontos em agosto, para 82,6 pontos, resgatando 72,7% do baque provocado pela crise, enquanto a Construção avançou 1,7 ponto em agosto, para 85,4 pontos, um resgate de 73,4% da confiança perdida na crise da covid-19.

As prévias das sondagens da FGV coletaram informações de 2.586 empresas e de 1.000 consumidores entre os dias 1 e 13 de agosto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Confiança empresarial sobe 5,8 pontos em agosto ante julho, diz prévia da FGV"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!