MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Confiança do empresário do comércio em SP cai 1,4% em fevereiro, diz FecomercioSP

A confiança dos comerciantes na cidade de São Paulo retraiu 1,4% em fevereiro, em comparação a janeiro, para 112,3 pontos, a terceira retração consecutiva. Em comparação ao mesmo mês de 2022, a contração foi maior, de 3,8%. As informações foram divulgadas

Italo Bertão Filho (via Agência Estado)

·
Escrito por Italo Bertão Filho (via Agência Estado)
Publicado em 08.03.2023, 11:02:00 Editado em 08.03.2023, 11:08:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A confiança dos comerciantes na cidade de São Paulo retraiu 1,4% em fevereiro, em comparação a janeiro, para 112,3 pontos, a terceira retração consecutiva. Em comparação ao mesmo mês de 2022, a contração foi maior, de 3,8%. As informações foram divulgadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

continua após publicidade

Entre as aberturas, a avaliação das condições atuais registrou queda de 1,3%. Em relação a janeiro de 2022, porém, o critério avançou 0,9%.

As expectativas futuras apresentaram queda menor, de 0,6%. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o critério recuou 7,3%.

continua após publicidade

A intenção dos comerciantes em expandir os negócios caiu 3,2%, para 107,3 pontos, com recuo interanual de 4,7%. As expectativas para contratação de funcionários também apresentaram queda, de 2,3%, e o nível de investimento das empresas caiu 4,3% - frente ao mesmo mês de 2022, o primeiro critério apresentou queda de 9,1% e o segundo critério registrou avanço de 0,9%.

De acordo com a FecomercioSP, em nota, pelas incertezas na economia, "o setor empresarial precisa contar com um alto nível de planejamento financeiro". A federação avalia que o momento atual exige das empresas "reavaliar cenários, investir na atração de novos clientes, realizar liquidações e traçar planos de resiliência, de forma a evitar o excesso de endividamento."

Estoques

continua após publicidade

O Índice de Estoques (IE) caiu 2,4% em fevereiro, para 111,8 pontos - recuo de 7,0% na base interanual.

No mês, os comerciantes que indicavam adequação somaram 55,7%. O saldo é 1,4 ponto porcentual menor do que o registrado em dezembro, de 57,2%. Os comerciantes que indicavam inadequação somaram 43,9% nesta leitura.

Já o número de empresários que afirma ter estoques inadequados abaixo do desejado cresceu 0,3 ponto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Confiança do empresário do comércio em SP cai 1,4% em fevereiro, diz FecomercioSP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!